FUTEBOL

GAS elimina Monte Roraima nos pênaltis e vai à final do returno do Estadual

Após 1 a 1 no tempo normal, Leão Dourado supera Tamanduá por 5 a 4 nos pênaltis. Equipe enfrentará o São Raimundo

Jogadores do GAS reunidos ao meio do campo após a vitória sobre o Monte Roraima (Foto: Instagram Helena da Asatur)
Jogadores do GAS reunidos ao meio do campo após a vitória sobre o Monte Roraima (Foto: Instagram Helena da Asatur)

O Campeonato Roraimense tem os seus finalistas do segundo turno definidos. Em uma verdadeira batalha campal, o Grêmio Atlético Sampaio (GAS) empatou em 1 a 1 no tempo normal com o Monte Roraima. Nos pênaltis, o Leão Dourado levou a melhor e superou o Tamanduá por 5 a 4, na noite desta terça-feira (28), no estádio Flamarion Vasconcelos, o Canarinho, em Boa Vista.

O Sampaio vai disputar sua segunda final de Estadual consecutiva, diante do rival São Raimundo. O Leão Dourado também garantiu vaga na Copa do Brasil de 2025. Debutante, o Monte Roraima fechou a participação na terceira colocação geral.

Jogo eletrizante

Uma partida para marcar a memória do futebol roraimense, gols de ambos os lados, pênalti defendido e convertido no tempo normal, duas bolas na trave e expulsão. E tudo sendo decidido nas disputas de cobranças de pênaltis.

O jogo começou quente, com propostas ofensivas de ambos os lados. Ninguém se fechou na retranca e todos procuraram os gols e o resultado. Logo aos seis minutos do primeiro tempo, o zagueiro Vitão colocou a mão na bola e o árbitro Daniel Alejandro Blanco apontou para marca da cal, pênalti. O artilheiro do campeonato, Raylson, cobrou e o goleiro Luis Henrique foi buscar.

O Monte Roraima ficou com um homem a menos aos 35 minutos do primeiro tempo: Vitão derrubou Léo Salgado e foi punido com segundo cartão amarelo, seguido de vermelho.

Teste para cardíaco

Os gols ocorreram somente na etapa complementar. Aos 14 minutos do segundo tempo, Adriano invadiu pela direita e cruzou na cabeça de Léo Salgado, que cabeceou a bola com quique, a bola foi no canto e sem chances para o goleiro Luis Henrique: 1 a 0.

O camisa 10 do Sampaio, Anthony, mandou uma bola no travessão aos 27 e, por um fio, não evitou a disputa por pênaltis. Aos 36, o árbitro Daniel Alejandro Blanco viu um pênalti de Patrick em cima de Binho e o árbitro marcou a segunda penalidade no tempo normal. Binho cobrou e deixou tudo igual: 1 a 1.

Depois daí, os dois times ainda tiveram as suas últimas chances de marcar, com o volante Boca, que mandou outra bola no travessão do Monte Roraima e com Binho, que obrigou Katê a operar outro milagre.

Disputa por pênaltis

Ruan começou a disputa abrindo o placar para o Monte Roraima: 1 a 0. Albert González deixou tudo igual: 1 a 1. O mexicano Hugo Oliveira desperdiçou a cobrança, com Katê indo nela para defender. Danyllo colocou o GAS na frente: 2 a 1. Ex-Leão, Lucas Sudário deixou tudo igual: 2 a 2. Matheus Henrique colocou o GAS na frente novamente: 3 a 2. Binho empatou em 3 a 3. Diego Mota manteve o Sampaio na frente pela terceira vez: 4 a 3. O zagueiro Sávio não podia errar e converteu com tranquilidade e empatou a terceira vez: 4 a 4. O destino quis que Robemar fechasse o “met-point”, e ele cobrou com categoria e fechou o placar por 5 a 4, para o Leão Dourado. Todos correram em direção para abraçar o experiente matador. O Sampaio está na final e na Copa do Brasil 2025.

Próximo jogo

O Sampaio voltará a campo na decisão do returno do Roraimão, contra o São Raimundo, às 20h, da terça-feira (4), no Canarinho, em Boa Vista.

*Por João Paulo Oliveira