O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 encerra na sexta-feira, dia 31 de maio. A Receita Federal alerta que, embora muitos possam folgar no dia de Corpus Christi e emendar o descanso no fim de semana, sexta-feira será um dia útil e o documento deverá ser entregue até às 23h59.
Quem não cumprir o prazo para a entrega da declaração estará sujeito a uma multa mínima de R$ 165,74. O valor da multa é de 1% ao mês sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor total. Para evitar o pagamento dessa penalidade, a Receita recomenda enviar a declaração mesmo que incompleta ou com erros, sendo possível retificá-la posteriormente.
Uma maneira eficiente de reduzir erros e evitar cair na malha fina é utilizar a declaração pré-preenchida. Este modelo, que tem ganhado popularidade, foi usado por cerca de 40% dos contribuintes até o momento. Em comparação, no ano passado, 23,9% das declarações foram feitas dessa forma. O contribuinte deve, no entanto, conferir todas as informações antes de enviá-las.
Restituição
O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024 será pago também na sexta-feira, 31 de maio, a partir da 0h. Cerca de 5,5 milhões de pessoas, incluindo 3,8 milhões de contribuintes com prioridade legal, quase 900 mil gaúchos afetados pelas chuvas no Rio Grande do Sul e cerca de 800 mil que optaram pela declaração pré-preenchida ou pediram a restituição via PIX, receberão o valor neste lote.
O calendário de restituição do Imposto de Renda 2024 inclui ainda pagamentos em 28 de junho, 31 de julho, 30 de agosto e 30 de setembro. Para saber se será contemplado no primeiro lote, o contribuinte pode fazer uma consulta simples no site da Receita Federal, informando o CPF, o ano do exercício da declaração (2024) e a data de nascimento.