DICAS PARA CASA

Saiba como limpar sua cafeteira de cápsula e evitar baratas e insetos

A cafeteira elétrica também irá precisar de uma limpeza mais profunda periodicamente

Segundo os próprios fornecedores das cafeteiras elétricas, o aparelho deve ser higienizado todas as vezes antes de usar (Foto: Raisa Carvalho)
Segundo os próprios fornecedores das cafeteiras elétricas, o aparelho deve ser higienizado todas as vezes antes de usar (Foto: Raisa Carvalho)

Os amantes de café têm uma facilidade muito maior de consumo ao adquirir as cafeteiras de cápsula. O eletrodoméstico serve para porções pequenas ou com sabores diferenciados, de forma prática. Porém, é necessário saber fazer a limpeza eficaz do aparelho para evitar baratas e insetos, além de mofo e bactérias.
Isso acontece por alguns motivos, especialmente, por conta do formato das cafeteiras de cápsula. O local é escuro e, se não for higienizado corretamente, tem acúmulo de restos de café, leite, chocolate e açúcar. Esse ambiente é ideal para a ocorrência de insetos, portanto, é indicado fazer a limpeza do aparelho de forma correta.

Saiba como fazer a limpeza das cafeteiras elétricas e evite insetos:

  1. Limpando a cafeteira
    Antes do uso, certifique-se de que todos os compartimentos da cafeteira estão limpos e nenhuma cápsula ficou esquecida. Para limpar a cafeteira do lado de fora, basta um pano umedecido com água e secar com um pano. Lembrando que o aparelho deve estar desligado da tomada.
  2. Passe água quente antes de usar
    Segundo os próprios fornecedores das cafeteiras elétricas, o aparelho deve ser higienizado todas as vezes antes de usar. Primeiro, inicia-se a máquina para esquentar a água no compartimento indicado, depois ligue como se fosse passar uma cápsula, mas sem nada, somente com a água quente. O indicado é repetir esse processo três vezes antes de coloca a cápsula de café.
  3. Passe água quente também ao terminar de usar
    O mesmo deve acontecer ao finalizar o café. Retire a cápsula do compartimento indicado e a elimine no lixo, depois passe água quente novamente para retirar qualquer restante da bebida. Faça isso até que a água na xícara esteja completamente limpa e sem resíduos.
  4. Limpe o reservatório de água periodicamente
    O reservatório de água das cafeteiras também pode apresentar acúmulo de resíduos, portanto, não deixe de trocar a água com frequência. O indicado também é colocar água quente no local e depois fazer a limpeza com uma escova, para as partes de difícil acesso.
  5. Realize uma limpeza mais profunda
    Além disso, periodicamente a cafeteira elétrica também irá precisar de uma limpeza mais profunda. De preferência, semanalmente. A dica é utilizar uma parte de vinagre para duas partes de água. Passar o conteúdo pela cafeteira por dentro e depois passar água quente, para retirar o gosto de vinagre.
  6. Fique atento ao manual de instruções
    Válido lembrar que cada cafeteira tem seu próprio manual de instruções, com o passo a passo indicado para lavagem e higienização. Algumas inclusive vem com cápsulas próprias para limpeza. Outras, necessitam realizar o processo de ‘descalcificação’, ou seja, retirar qualquer resíduo que tenha ficado calcificado por dentro. O produto é vendido online ou em mercados especializados.
  7. Proteja sua máquina
    Alguns clientes também utilizam uma forma antiga e eficaz para evitar insetos. Depois de higienizada e devidamente seca, sem sinal de umidade, a pessoa protege a máquina com capas ou até sacolas plásticas, vedando a passagem para evitar a entrada de baratas e formigas.