ÁRBITRO FIFA

Luiz Flávio de Oliveira da Federação Paulista de Futebol apita decisão do Estadual

Futebol local terá arbitragem de vídeo (VAR) pela primeira vez na história do futebol roraimense

O senhor Luiz Flávio de Oliveira comanda o apito, no duelo entre Mundão e Leão Dourado (Foto: Divulgação)
O senhor Luiz Flávio de Oliveira comanda o apito, no duelo entre Mundão e Leão Dourado (Foto: Divulgação)

O Campeonato Roraimense chegou a sua fase final do segundo turno, e em um momento tão decisivo do futebol macuxi – a Federação Roraimense de Futebol (FRF) trouxe o árbitro FIFA – Luiz Flávio de Oliveira, com direito a equipe de arbitragem de vídeo, o VAR, que pela primeira vez operará na história do futebol de Roraima, para comandar o duelo entre São Raimundo e Grêmio Atlético Sampaio, que ocorre nesta terça-feira (4), às 20h, no estádio Flamarion Vasconcelos – o Canarinho, em Boa Vista.

A Federação Roraimense de Futebol (FRF) juntamente com Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol (CEAF) buscou agregar a final do returno do Campeonato Roraimense 2024. O árbitro Luiz Flávio de Oliveira apita pela FIFA e é irmão do renomado Paulo César de Oliveira, que hoje é comentarista.

Conforme explica o presidente da Ceaf, Yungo Paiva Macedo, o futebol roraimense passa por evolução e partir desta final estará se preparando para o futebol moderno e tecnológico.

“Estamos em um momento ímpar do futebol local e vimos como atrativo para final, um outro grande elemento que é a presença de um árbitro da elite. E como não temos a experiência do trabalho com a ferramenta VAR, solicitamos a CBF através da CAF-CBF estes profissionais para nos conduzir no uso desta tecnologia”, disse Yungo Paiva.

Em visto que as possibilidades de VAR nos Estadual de 2025 têm aumentado, a decisão do returno entra como espelho para adaptação dos profissionais de arbitragem locais.

“A arbitragem roraimense também ganha com está troca de experiência, já que o uso desta tecnologia estará disponível para o nosso Estadual nos próximos anos e os árbitros locais terão o comando de um renomado árbitro, na condução da partida e também no comando do VAR, com outro árbitro acostumado a utilizar a tecnologia do VAR e está experiência irá nos credenciar a um próximo evento”, disse Yungo Paiva.

Três mulheres em ação na final, inédito!

O árbitro paulista será auxiliado por mulheres macuxis e filiadas à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e elas completarão o quadro, com duas bandeiras e uma quarta árbitra, pela primeira vez três mulheres em uma decisão de Campeonato Roraimense.

Antônia Soliane Oliveira será a assistente 01, e Luana Flávia Rodrigues será a assistente 02 e Eliane Nogueira Santos assume a função de quarta árbitra da partida.

Por João Paulo Oliveira