Até o dia 28 de junho, a população poderá conferir a a exposição fotográfica “Mudanças climáticas e os efeitos em Roraima” na Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr). Essa é a terceira edição da mostra, idealizada em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, data instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Ao todo, são 20 fotos que compõem o acervo da exposição que ficará à disposição para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no Espaço cultural Maria Luiza Vieira Campos, na sede do Poder Legislativo.
A temática aborda as ocorrências de estiagem, queimadas, cheias dos rios, altas temperaturas e a poluição do ar em Roraima nos últimos anos, agravadas pelos fenômenos climáticos. Os fotógrafos da FolhaBV, Nilzete Franco e Wenderson Cabral, tiveram fotos expostas na mostra.
“É muito gratificante ter o trabalho reconhecido, nossa luta diária. Fomos até o município Amajari para registrar o impacto das queimadas na região. Foi muito chocante esse momento de desastre da natureza, em que vimos animais queimados e mortos na beira da estrada, além de famílias chorando. Era um momento delicado, mas a gente tinha que capturar isso para mostrar a realidade”, disse Nilzete.
Esta é a primeira vez que Wenderson participa de uma exposição fotográfica e compartilha seu trabalho para além do jornal. “Minha foto também foi feita em Amajari, na região do Trairão. Era uma área com bastante verde e natureza, então mostrar esse outro lado, das queimadas e das cinzas que restaram, é importante para a população ver as consequências da ação humana no meio ambiente”, comentou.
Conforme a diretora de Relações Institucionais da Alerr, Adriana Cruz, o diferencial desta edição da mostra é que a seleção de fotos foi aberta ao público de fora da instituição. “A exposição é uma forma comovente de gerar uma reflexão sobre como cuidamos do meio ambiente. As fotos podem impactar bastante quem vir visitar”, afirmou.