Desde o início do inverno, moradores da vicinal 02 do Arco-Íris, no Km 75 da BR-432, região de Caracaraí, tem sofrido com o estado precário das estradas. Em denúncia à FolhaBV, a moradora Sara Marques relata que a população tem tido dificuldades com atoleiros nas estradas, que não recebem manutenção há dois anos.
Sara Marques, que mora na vicinal Arco-Íris há 10 anos, relata que o atual estado da estrada tem atrapalhado muito a rotina dos moradores, além do tráfego, a dificuldade de sair de casa para fazer compras, buscar atendimento médico e das crianças irem a escola são as principais reclamações.
“No ano passado, a gente ficou 15 dias sem energia elétrica. Porque a empresa de energia não conseguiu entrar a vicinal por causa de atoleiros. Da forma que está agora, nós já estamos com a expectaiva e o medo de acontecer o mesmo problema de novo”, relata a moradora.
Há dois anos sem manutenção
Em 2021, o Governo do Estado anunciou cerca de R$ 2,8 milhões, para a recuperação da vicinal 2 do Arco-íris, além das vicinais 2, 3, 5 e 6 da região do Cojubim, totalizando mais de 95 quilômetros de recuperação de estradas.
Sara explica que essa mantenção foi feita durante o período de inverno da época e não teve tanto efeito para a população.
“A última manutenção que teve foi durante o inverno, então não teve muito efeito. Foi nessa época que tinham buracos que cabiam um carro dentro, isso na frente da casa de um dos moradores”, relata Sara.
A reportagem procurou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para perguntar sobre a manutenção na BR-432 e aguarda resposta.