ARTISTAS DE RORAIMA

Artista roraimense Ian Wapichana é selecionado em festival paraense

Ian é descendente do povo Wapichana, originário do norte de Pindorama (RR

Ian poderá representar Roraima durante o festival Se Rasgum (Foto: Arquivo pessoal)
Ian poderá representar Roraima durante o festival Se Rasgum (Foto: Arquivo pessoal)

O Festival Se Rasgum de Belém (PA) anuncia os 10 selecionados para sua tradicional etapa de Seletivas Se Rasgum, pelo terceiro ano consecutivo abrindo o radar para artistas amazônidas.
Neste ano, foram escolhidos os trabalhos de Batuc Banzeiro (AM), Dil Ferreira (PA), ⁠Isaías Alves (MA), Iuna Falcão (MA), ⁠ ⁠Marcela Bonfim (RO), Mestra Cristina (PA), Mestre Lourival Igarapé (PA), Negrabi (PA) e ⁠Tani (AP).

Representação roraimense

Além deles, o destaque vai para o artista roraimense produtor audiovisual, produtor musical, músico multi-instrumentista, escritor e poeta, Ian Wapichana. Ele é descendente do povo Wapichana, originário do norte de Pindorama (RR). Fascinado pela pluralidade dos povos, deu início aos seus experimentos musicais e visuais no intuito de desmitificar e romper pensamentos colonizados sobre os povos originários que habitam nesse imenso território.
Foram mais de 200 inscrições, selecionadas por júri composto de 6 pessoas do mercado musical que levou em consideração critérios artísticos e musicais, originalidade, criatividade, capacidade de comunicação eficaz, diversidade étnico-racial e equidade de gênero.

Próxima etapa
Agora em junho, os escolhidos passam por uma mentoria de carreira virtualmente e depois desse processo, os 10 selecionados participarão de pitching, onde poderão apresentar seu trabalho para um júri especializado no segmento. Os três melhores avaliados terão a oportunidade de fazer parte do line-up da 19ª edição do Festival Se Rasgum, um dos mais longevos em atuação na região.

A etapa das Seletivas Se Rasgum 2024 – Amazônia Legal foi fomentada pelo Programa Funarte de apoio a ações continuadas 2023, é associada à Abrafin e Circuito Amazônico de Festivais e têm como objetivo incentivar e fomentar a música independente por meio de produção musical, capacitação, promoção e conexões no mercado da música brasileira, especificamente da região da Amazônia Legal.

O festival ainda não tem data oficial, mas geralmente ocorre em novembro.