RECONHECIMENTO

Deputados aprovam homenagem à juíza de Alto Alegre por combate à corrupção

Sissi Schwantes se notabilizou por cassar em 2021, em primeira instância, o ex-prefeito Pedro Henrique Machado, e sua vice Simone Friedrich

A juíza de Alto Alegre, Sissi Schwantes, durante cerimônia de diplomação da chapa eleita no pleito suplementar (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A juíza de Alto Alegre, Sissi Schwantes, durante cerimônia de diplomação da chapa eleita no pleito suplementar (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Os deputados estaduais de Roraima aprovaram nesta terça-feira (4), em votação simbólica, uma moção de aplausos à juíza de Alto Alegre, Sissi Marlene Dietrich Schwantes, para reconhecer seu trabalho de enfrentamento à corrupção.

A moção foi proposta pelo deputado estadual Renato Silva (Podemos), que justificou que a homenagem visa “valorizar o empenho” da magistrada. “Busco com esta Moção reconhecer o trabalho desempenhado por V. Exa. mais de uma década em prol do estado de Roraima no que diz respeito ao combate longo e notável contra corrupção eleitoral”, disse no pedido.

Sissi Schwantes se notabilizou por cassar em 2021, em primeira instância, o ex-prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado, e sua vice Simone Friedrich, por abuso de poder econômico nas eleições de 2020, em virtude da distribuição de 1 mil cestas básicas em ano eleitoral.

Quase três anos depois, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reconheceu a decisão e determinou eleições suplementares na cidade do interior. No pleito, a magistrada se notabilizou por criticar a compra de votos denunciada à Justiça, e proferiu, por exemplo, decisões para suspender cerimônias de diplomação e posse do prefeito eleito Wagner Nunes (Republicanos) e do vice-prefeito eleito Irmão Max (Progressistas), devido aos indícios de envolvimento dos candidatos com a prática.