ECONOMIA DOMÉSTICA

Saiba qual melhor momento para utilizar cartão de débito ou crédito

Existem algumas formas de utilizá-lo que são mais indicados, segundo especialistas financeiros

Algumas dicas vão te ajudar a descobrir qual é a melhor forma de usar o cartão (Foto: Raisa Carvalho)
Algumas dicas vão te ajudar a descobrir qual é a melhor forma de usar o cartão (Foto: Raisa Carvalho)

Mesmo com a utilização do pix, o cartão de débito ou de crédito ainda permanece como uma forma viável de pagamento de compras e boletos. Porém, existem momentos em que um é mais vantajoso do que o outro. Um desses exemplos é no caso das compras online.

Primeiro, é preciso entender a diferença entre os dois. O cartão de débito utiliza o dinheiro que já está disponível na sua conta bancária para efetuar um pagamento eletrônico.

Já o cartão de crédito utiliza limites de crédito para fazer o pagamento. Esse limite é estabelecido de acordo com uma avaliação feita pelo banco e seus dados pessoais e financeiros. O pagamento da compra no crédito é feito 40 dias após a compra e dessa forma facilita o parcelamento.
Considerando que o cartão de débito utiliza o dinheiro que está em conta, em caso de perda, golpe ou clonagem do cartão, a dor de cabeça é muito maior. Por isso, existem algumas formas de utilizá-lo que são mais indicados, segundo especialistas financeiros. Confira:

  1. Compras de rotina – (cartão de débito)
    O cartão de débito é indicado para as compras costumeiras para você e sua família, como o rancho do mês e medicamentos. As contas principais da casa, como água, energia e telefone, também devem ser no débito, para evitar que atrasem.

  1. Compras online – (cartão virtual ou de crédito)
    Uma dica para evitar cair em golpes ou ter seu cartão clonado por hackers em compras online é criar um cartão virtual, muitas vezes disponível no seu aplicativo do banco. A outra forma mais indicada é o cartão de crédito, para garantir que não limpem o saldo da sua conta.

  1. Compras com desconto – (cartão de débito)
    O cartão de crédito traz as vantagens do parcelamento para compras mais caras, como móveis para sua casa. Porém, muitas vezes esse parcelamento acompanha juros altos que podem aumentar e muito o valor do produto. Uma dica é juntar o dinheiro e quitar o débito. Algumas lojas, inclusive, oferecem desconto para pagamento na hora.
  2. Viagens – (cartão de crédito)
    Mesmo planejando, as viagens podem sair caras juntando todo o gasto de hospedagem, alimentação e transporte. Por isso, é importante não deixar todo o seu dinheiro em um único lugar. Em caso de perda ou roubo, você pode sofrer uma dor de cabeça para resolver as demandas. Neste caso, o cartão de crédito e um dinheiro sacado podem ajudar.
  3. Pontos e milhas – (cartão de crédito)
    Outro benefício garantido pelas instituições financeiras é o acúmulo de pontos nas compras de cartão de crédito. Esses pontos podem ser trocados por milhas para compra de passagens aéreas, serviços e até itens, como eletrodomésticos.