PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL

Rumo ao Livro dos Recordes, a maior paçoca de carne é preparada em Boa Vista

São 2.800 kg de carne, que quando seca diminui em média 70%, 520 kg de farinha, 170 kg de cebola, ⁠42 kg de manteiga e 1.400 kg de banana

Rumo ao Livro dos Recordes, a maior paçoca de carne é preparada em Boa Vista

Há quase 10 anos, a maior paçoca de carne com farinha já feita em Boa Vista era lançada, em comemoração aos 15 anos do Boa Vista Junina. Considerada, pela prefeitura do município, como a maior paçoca do mundo, a iguaria já começou a ser preparada e será pesada e distribuída na próxima sexta-feira, 7, no penúltimo dia do evento.

Com expectativa de servir 20 mil pessoas, a comida também será avaliada pelo Guinness World Records, Livro dos Recordes em tradução livre.

São 2.800 kg de carne para o preparo da paçoca (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Entenda o preparo

Ingredientes

São 2.800 kg de carne, que quando seca diminui em média 70%, 520 kg de farinha, 170 kg de cebola, ⁠42 kg de manteiga e 1.400 kg de banana.

Paçoca será entregue em recipiente lacrado na distribuição do Arraial (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Preparação

A preparação segue todas as recomendações da Vigilância Sanitária, com 15 pessoas diretamente envolvidas em todos os momentos. Os ingredientes são todos aquecidos em forno a lenha, com madeiras provenientes de reflorestamento.

O chef Jorge Cardoso é quem acompanha a preparação da paçoca para o Guinnes e explica que o processo tem que ser feito minuciosamente para que ela corresponda aos critérios de avaliação.

“Não só eu, como outro chef e uma equipe de nutricionistas estão acompanhando esse processo de preparo da paçoca. Desde o preparo da carne até a trituração, tem uma equipe monitorando e avaliando. Nós estamos presando não só pela quantidade, mas também pela qualidade, até porque a paçoca será servida para cerca de 20 mil pessoas”, enfatizou o chef.

Jorge Cardoso explica sobre o processo de avaliação do Guinnes Book (Foto: Reprodução)

Livro dos Recordes

Pela primeira vez, a paçoca será submetida à avaliação do Guinness World Records e terá a participação de uma juiza profissional e oficial do Guiness durante a pesagem. O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), fala sobre a expectativa de conquistar o título após anos de consideração da Maior Paçoca do Mundo.

“Apesar do frio na barriga, a gente segue confiante de que vai conseguir quebrar o recorde do ano passado. São duas etapas importantes na preparação, o primeiro é a de fazer a paçoca como nós compramos em supermercado, que é a paçoca não temperada, ela tem um prazo de validade maior. E o segundo é o de tempero, que vai ocorrer um dia antes da distribuição no arraial. Tudo com muita segurança para ser distribuída para a população”, explicou Arthur.

Arthur Henrique diz que a PMBV está confiante para a avaliação do Guinnes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Culinária Regional

A palavra “paçoca” deriva de “pa’soka”, que na língua Tupi, significa esmigalhar, pilar no pilão

Preparado a base de carne seca e farinha de mandioca, o alimento é tipicamente indígena e muito saboreado por pessoas da região Norte do país. Garantindo a segurança alimentar e higiene, a comida é servida em embalagem lacrada, respeitando determinações da Vigilância Sanitária.

Paçoca está sendo monitorada em todos os processos de preparo (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Patrimônio Cultural

A Maior Paçoca do Mundo foi declarada patrimônio cultural e imaterial de Boa Vista, através da lei municipal n° 2.349. O ato foi publicado no Diário Oficial do dia 23 de novembro de 2022.

Recordes da paçoca

1a edição (2015) – 500 kg
2a edição (2016) – 775 kg
3a edição (2017) – 856 Kg
4a edição (2018) – 1.023 Kg
5a edição (2019) – 1.050 Kg
6a edição (2022) – 1.131 Kg
7a edição (2023) – 1 tonelada e 264,5 kg