Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham acima de um salário mínimo começam a receber a segunda parcela do 13º salário. Os pagamentos, que se estendem até o próximo dia 7, são organizados conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS), sendo que os primeiros beneficiados têm NIS final 3 e 8.
O desembolso da segunda parcela para quem recebe acima do mínimo teve início na última segunda-feira (3). Para aqueles que ganham um salário mínimo, os pagamentos começaram no dia 24 de maio e também vão até o dia 7 de junho.
Esta é a quinta vez consecutiva que o INSS antecipa as parcelas do 13º salário, anteriormente pagas nos meses de agosto e dezembro. A antecipação visa a oferecer um alívio financeiro aos segurados em meio a um cenário econômico.
A presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Sucena Hummel, recomenda que os beneficiários utilizem o dinheiro de forma estratégica para organizar suas finanças. “Se tiver alguma dívida, dê prioridade ao pagamento, especialmente aquelas com altas taxas de juros. Planeje suas despesas anuais, considerando IPVA, IPTU, e seguro saúde. E, se possível, reserve uma quantia para investimento e formação de uma reserva de emergência”, aconselha Hummel.
Consultar valores
Os segurados podem consultar as datas de pagamento e o extrato com os valores do 13º salário pelo aplicativo Meu INSS. Alternativamente, é possível acessar o site gov.br/meuinss ou ligar para o telefone 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, para verificar a liberação da parcela.