Cotidiano

Ministério da Educação aponta RR com evolução acima da média nacional

A rede estadual de ensino obteve ganho na aprendizagem de Português e Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, segundo os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2017), divulgado ontem, 30, pelo Ministério da Educação.

No item que trata do 9º ano do Ensino Fundamental, Roraima foi um dos estados que obteve ganho de aprendizagem acima da média nacional no período de 2015 e 2017 em Língua Portuguesa, com 6,5 pontos de crescimento. A média nacional agregada foi de 6 pontos. 

Já em matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental, Roraima foi um dos 16 estados que se destacaram, e obteve ganho de 2,6 pontos, enquanto a média nacional foi de 2 pontos. 

Fazendo um comparativo com a avaliação do Saeb no ano de 2014, o 9º ano do Ensino Fundamental obteve 230,53 pontos em língua portuguesa, e 233,46 pontos em matemática. Já no resultado apresentado nesta semana, Roraima alcançou em língua portuguesa 236,7 pontos e 235,5 em matemática.

“Os professores e todos os profissionais da educação estão de parabéns por esse resultado na avaliação do Saeb, mas nossa meta é avançar ainda mais e superar a média nacional. Para isso, estamos investindo em novos modelos de ensino, como a militarização e o Ensino Médio em Tempo Integral, além da atualização da base curricular”, comentou a governadora Suely Campos.

A secretária adjunta da Seed, Graciela Ziebert, acrescentou que o enquadramento de 60% dos professores, que hoje recebem um dos melhores salários do país, facilitou o ensino/aprendizagem, o planejamento coletivo e elaboração de projetos pedagógicos dentro das escolas estaduais, pois agora dedicam exclusivamente a uma unidade de ensino.

Graciela destacou o que vem sendo feito para melhorar ainda mais os índices da educação básica. “Criamos a equipe de Currículo, um trabalho inovador, que está percorrendo o estado, planejando juntamente com os professores, melhorando a qualidade do ensino e direcionando o trabalho pedagógico principalmente nas áreas do conhecimento que possuem maior dificuldade dentro das escolas”, acrescentou.

O Saeb é realizado periodicamente para avaliar a qualidade da educação ofertada no país, oferecendo subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais baseadas em evidências. Cerca de 73 mil escolas de todo o país participaram do Saeb. Mais de 606 mil estudantes da região Norte foram avaliados.