DICAS

Atitudes que irão te ajudar a superar a ansiedade em hábitos do dia a dia

Até uma atividade comum e habitual de rotina, como ir ao supermercado, pode ser um transtorno para quem sofre com a saúde mental

Para quem sofre com ansiedade ou algum transtorno ligado a saúde mental, atividades simples como ir ao mercado pode causar desconforto (Foto: Raisa Carvalho)
Para quem sofre com ansiedade ou algum transtorno ligado a saúde mental, atividades simples como ir ao mercado pode causar desconforto (Foto: Raisa Carvalho)

Doenças com ansiedade e agorafobia, por exemplo, causam medo e agonia de locais públicos e cheios de gente. Atividades simples como ir ao supermercado por exemplo pode ser um transtorno para quem sofre com a saúde mental.

Por isso existem algumas maneiras de saber contornar esse problema e ter mais calma no seu dia a dia para continuar realizando suas ações normalmente.
Primeiro, é preciso entender que a principal forma de trabalhar a sua ansiedade ou saúde mental é procurar um especialista na área da psicologia, que irá indicar a melhor forma de tratamento, seja terapia ou medicamento. Mas existem algumas medidas que podem ser adotadas na sua rotina para trazer mais relaxamento à sua vida. Confira:

Faça uma lista antes de ir ao mercado
Uma dica para evitar uma crise no supermercado é fazer uma lista antes de sair. Assim você otimiza seu tempo e faz a compra de forma mais rápida, sabendo por onde começar e separando as categorias. Outra forma de ajuda é ir acompanhado de uma pessoa, que lhe traga calma. Manter pensamentos neutros e focado na compra também ajuda no processo.

Assistir conteúdo pesado antes de dormir
Muita gente gosta de assistir televisão ou ficar nas redes sociais antes de pegar no sono. Porém, conteúdos pesados, com violência e imagens negativas são ruins para a qualidade do sono. Isso inclusive pode deixar a pessoa mais estressada e com ansiedade. O ideal é fazer atividades mais leves, sem uso de telas, para um sono de boa qualidade.

Não se afogue no trabalho
Quem tem ansiedade às vezes usa o trabalho como uma válvula de escape para afogar os problemas e deixar o autocuidado de lado. A dedicação ao serviço acaba fazendo com que a pessoa “esqueça” de se alimentar bem ou fazer um exercício físico. Por isso, é bom buscar o equilíbrio na sua rotina.

Trabalhe os pensamentos positivos no dia a dia
A ansiedade pode atacar nos momentos em que as pessoas são pegas desprevenidas: acabou o gás, uma chuva no caminho de casa ou um boleto esquecido. No entanto, esses problemas normalmente são fáceis de serem resolvidos e não são o suficiente para estragar o resto do seu dia. Por isso é importante trabalhar os pensamentos positivos e não se deixar abalar por coisas pequenas.

Escute o seu corpo
Se mesmo trabalhando os pensamentos positivos você continua tendo crises intensas de ansiedade, é importante escutar o seu corpo e reconhecer momentos que podem causar esse transtorno. Negligenciar esses momentos podem agravar os sintomas, por isso é importante um tratamento e acompanhamento de um especialista.