Profissionais de saúde da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atenderão hoje, 31, imigrantes que estão em abrigos de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. Além de consultas médicas nas áreas de Ginecologia, Pediatria e Clínica Médica, os voluntários ajudarão na vacinação aos imigrantes.
A ação integra o projeto Ebserh Solidária em Roraima, que levou 36 profissionais de saúde para auxiliar nos atendimentos assistenciais aos venezuelanos que foram para o estado. Desde o início da semana, médicos, dentistas e enfermeiros da Ebserh realizam consultas em Boa Vista.
Criada em 2017 para oferecer atendimentos de saúde voltados à população com dificuldade de acesso a esses serviços, essa edição do Ebserh Solidária foi idealizada diante do número crescente de entrada de imigrantes venezuelanos no país e a fim de apoiar as atividades que visam minimizar o impacto gerado nos serviços públicos do Estado de Roraima. O mutirão médico-humanitário será realizado hoje em Pacaraima e até amanhã de manhã em Boa Vista.
O presidente da Rede Ebserh, Kleber Morais, ressaltou o caráter voluntário da ação e dos profissionais envolvidos, enfatizando ainda a questão estratégica na saúde pública brasileira. “Com esse mutirão, nós também beneficiamos a população de Roraima, pois aliviamos as filas para atendimento de saúde, hoje lotadas por venezuelanos. Temos de ter esse carinho e esse cuidado com o ser humano, independentemente do país em que nasceu”, salientou.