Cotidiano

Aluna de mestrado descobre substância capaz de curar até 5 tipos de doenças

Pesquisa apontou que substância encontrada em árvore do Tepequém pode combater diarreia, infecção ginecológica e candidíase oral, o “sapinho”

Uma bióloga que cursa mestrado pelo Pronat (Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), descobriu por pesquisa substância em uma árvore da região do Tepequém, no Município de Amajari, que pode combater cinco tipos de doenças causadas por bactérias.
Gisele de Oliveira pesquisa desde 2012 uma substância extraída do óleo essencial da árvore Trattinnickia burserifolia. Seu trabalho foi todo patrocinado pela UFRR e ainda conseguiu ser selecionado para que seja apresentado em um congresso sobre plantas medicinais na cidade de Guimarães, em Portugal.
A pesquisadora aplicou vários testes a esta substância encontrada no óleo extraído da árvore encontrada na serra do Tepequém e constatou que em sua composição química existem constituintes de interesse biotecnológico e microbiano. Isso significa que a substância pode combater doenças que causam diarreia, infecção ginecológica em mulheres ou candidíase oral, mais conhecida por “sapinho”.
A mestranda destacou a importância de as autoridades do Estado olharem para a região do Tepequém com mais cuidado, pois lá existe uma rica flora e que provavelmente contenham substâncias como essa que ela acabou encontrando. “As pessoas têm que ter consciência que aquele lugar não é apenas para extração de diamante ou para lazer, mas é um local muito interessante para desenvolver pesquisas”, frisou.
A pesquisa foi apresentada dia 26 de agosto deste ano em Portugal pelo professor doutor em química pela Ufrr  Antonio Alves de Melo Filho e será publicada em uma revista de nível internacional, chamada Planta Médica. Os resultados da pesquisa já apontam possibilidades de fabricação para atacar a ação de micro-organismos na saúde humana.