A programação terá inicio neste sábado, 1, com o fogo simbólico que será aceso por militares das Forças Armadas, às 6h30, na réplica do Forte São Joaquim, no 6º BEC (Batalhão de Engenharia e Construção). Em comboio, a tocha será conduzida em um percurso pelas principais avenidas da cidade, passando pelos bairros e retornando ao Centro, para o Palácio Senador Hélio Campos, na Praça do Centro Cívico.
Trinta alunos/atletas de cada escola inscrita nos Jogos Escolares, carregarão a tocha. O evento alusivo à Semana da Pátria, continua com acendimento do fogo simbólico da Pátria, às 8h, na Esplanada do Palácio Senador Hélio Campos. A programação se estende até dia 7, com desfile cívico-militar na avenida Ene Garcez
Todos os anos o Governo do Estado de Roraima, por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e da Casa Militar, promove a Semana da Pátria. A solenidade faz parte da homenagem à Independência do Brasil, celebrado no dia 7 de Setembro.
No local, serão realizadas as honras militares e o fogo será repassado aos representantes da sociedade civil, que acederão uma pira com o Fogo Simbólico, o qual só será apagado em uma cerimônia no dia 7 de Setembro.
“A Semana da Pátria é um dos acontecimentos mais importantes para o resgaste do civismo e patriotismo do povo brasileiro, especialmente no momento em que estamos vivendo, onde a Nação mais do que nunca precisa do amor, da compreensão e do civismo dos seus filhos. Um resgate do sentimento de amor à Pátria que contribui para tornar uma Nação mais esperançosa, próspera e que se mantém coesa nos seus propósitos mais fundamentais” explicou coronel Ronan Marinho, secretário-chefe da Casa Militar.
A cerimônia também vai contar com participação de alunos de 11 escolas militarizadas da Capital e do Colégio Militar. Esses estudantes vão receber o alamar, uma condecoração por bom desempenho escolar.
Ainda conforme o coronel Marinho, a entrega de alamar aos alunos das escolas militarizadas e do colégio militar é o diferencial este ano.
“Através do Ensino Básico Militar, o governo vem transformando a juventude e a sociedade, criando uma consciência, resgatando o civismo e o patriotismo desses alunos. Portanto, a ocasião é oportuna para entregas dos alamares, onde os alunos receberão a condecoração de reconhecimento por sua dedicação, desempenho, e responsabilidade, que são valores que procuramos acentuar na Semana da Pátria”, detalhou.