A Federação Roraimense de Futebol (FRF) escalou o árbitro venezuelano Daniel Alejandro, de 28 anos, como árbitro assistente de vídeo 2 da final do Campeonato Estadual. O duelo entre São Raimundo e GAS (Grêmio Atlético Sampaio), na terça-feira (11), às 19h30, no estádio Canarinho, marcará a estreia dele com a tecnologia.
Capacitado pela CBF para atuar com a tecnologia, Alejandro definiu a escalação como “grande oportunidade” e o início de uma “caminhada importante” na carreira. “É uma satisfação grande poder representar Roraima e deixar bem em alto o nome do Estado”, afirmou ele, que ainda auxiliará o trabalho do experiente árbitro gaúcho Anderson Daronco, da Fifa, na decisão.
Formado em Educação Física e Administração de Empresas, o árbitro estrangeiro afirmou que o Brasil está em seu sangue. “O amor e a paixão pelo futebol fez eu amar esse País mãe, que abriu as portas para mim. Só tenho a agradecer a Deus e a todos os que me apoiaram e acreditaram em mim”, declarou.
Daniel Alejandro Hidalgo Blanco está no Brasil em 2017 e afirmou que chegou a Roraima para viver uma experiência diferente da terra natal, em meio à crise no País governado pelo ditador Nicolás Maduro. “Foi uma decisão difícil ter que deixar filhos para trás, mãe e irmãos para ir atrás de sonhos que eu sabia que não iria alcançar no meu País natal”, lembrou.
No Brasil, Alejandro superou preconceitos, desconfianças e barreiras linguísticas em torno de sua nacionalidade. Em 2018, ingressou oficialmente no quadro de arbitragem da FRF, mas passou a comandar uma partida só no Estadual de 2019.
“Foi minha maior felicidade retornar após três anos sem trabalhar na arbitragem, treinei muito, em vários lugares e vários horários para poder adquirir condicionamento físico, porque sabia que essa hora chegaria”, lembrou.
Depois, ele se qualificou para entrar no quadro da CBF e começou a atuar em jogos da Série D do Campeonato Brasileiro de 2020 como quarto árbitro. Sua primeira final como árbitro principal foi a decisão do primeiro turno do Roraimense de 2021, conquistada pelo Náutico. Sua estreia nacionalmente foi em 2022, quando comandou jogos da Série D e da Copa Verde.
Na temporada atual, comandou Manaus 3 x 2 Tocantinópolis (Copa Verde), Audax Rio 0 x 1 Democrata (Série D) e Confiança 3 x 1 Aparecidense (Série C), além de jogos do Campeonato Roraimense deste ano, incluindo o empate de 1 a 1 entre GAS x São Raimundo na primeira fase do returno.
CORREÇÃO: a versão original informava que ele seria o primeiro profissional da arbitragem de Roraima a atuar com o VAR. A informação foi corrigida.