INFOAMAZONIA

2ª edição do Curso de Jornalismo Investigativo Ambiental e Geojornalismo abre inscrições

Curso voltado para jornalistas, comunicadores e estudantes é gratuito. Interessados devem preencher formulário até o dia 16.

Curso aborda delitos ambientais transfronteiriços na Amazônia, como desmatamento ilegal, queimadas, mineração ilegal e crimes contra a fauna (Foto: Freepik)
Curso aborda delitos ambientais transfronteiriços na Amazônia, como desmatamento ilegal, queimadas, mineração ilegal e crimes contra a fauna (Foto: Freepik)

Em parceria com a USAID e a WCS, a Internews e a InfoAmazonia lançaram a segunda edição do curso de Jornalismo Investigativo Ambiental e Geojornalismo. O curso, que será realizado durante dois meses, oferece aos participantes conhecimentos sobre política ambiental no Brasil e no mundo, além de técnicas de investigação jornalística tradicional e guiada por dados geográficos. A formação prepara os estudantes para cobrir delitos ambientais transfronteiriços na Amazônia, como desmatamento ilegal, queimadas, mineração ilegal e crimes contra a fauna.

Aulas

As aulas serão virtuais e acontecerão duas vezes por semana, entre julho e setembro de 2024, com duração de duas horas cada. Todo o conteúdo será gravado e disponibilizado para os participantes. A evolução dos alunos será avaliada por meio de formulários e provas obrigatórias, essenciais para a obtenção do certificado de conclusão. Para completar o curso, é necessário dedicar aproximadamente 42 horas ao longo do período.

Inscrições

O curso é gratuito e as inscrições estão abertas até 16 de junho. Para se inscrever, é necessário ser comunicador, jornalista ou estudante dessa área. A seleção dos participantes considerará a diversidade de gênero, cor, origem e localidade, com o objetivo de formar um grupo variado. Os interessados que atendam ao perfil descrito são incentivados a se inscrever. Inscrições clicando aqui.

Os estudantes que concluírem o curso terão a oportunidade de se candidatar a uma bolsa de reportagem e receberão apoio financeiro para que produzam conteúdos e coloquem em prática os conhecimentos obtidos no curso. O conteúdo produzido será publicado no site da InfoAmazonia.