A população boa-vistense e moradores de nove municípios sofreram este final de semana com constantes quedas e oscilações na distribuição de energia elétrica. O problema vem se agravando a cada dia e expectativa é que o fornecimento do Complexo de Guri, que abastece Roraima, possa ser suspenso em sua totalidade a qualquer momento.
Na manhã de sábado, 1º, por volta das 7h30 e às 9h41, os moradores da Capital e dos municípios do Cantá, Rorainópolis, Alto Alegre, Mucajaí, Caracaraí, Pacaraima, Bonfim, Iracema e São Luiz foram afetados pela suspensão do serviço. Os outros dois blecautes aconteceram por volta das 15h e 15h30 deste domingo, também deixando os roraimenses sem energia por mais de 30 minutos.
O morador Carlos Roberto, do bairro 31 de Março, foi uma das pessoas que reclamou da falta de energia. O morador disse que com a suspensão do funcionamento e com o intenso calor que fez esse final de semana, ficou impossível descansar sem a central de ar.
“Foram mais de cinco vezes faltando energia aqui no meu bairro. Devido ao forte calor, as crianças sofrem demais, eu tenho sobrinho pequeno e ele não consegue dormir com esse calor intenso; nem nós, os adultos”, reclamou.
Outra preocupação apresentada diz respeito às oscilações que podem prejudicar o funcionamento de aparelhos eletroeletrônicos, normalmente ligados durante a noite, como ventiladores e centrais de ar, além daqueles que necessitam ficar sempre conectados à rede de energia, como a geladeira.
Os moradores questionaram ainda os motivos pelos quais as quedas de energia estão ocorrendo e a razão de estarem demorando mais de 30 minutos para ser retomado o fornecimento, tendo em vista a instalação das termelétricas, que deveriam suprir a demanda da cidade, nos casos de desligamento do Linhão de Guri.
Procurada pela Folha, a Eletrobras informou por meio de nota que no sábado houve desligamento na linha de transmissão da Venezuela, mas que foram tomadas medidas imediatas para suprir o abastecimento da cidade. “Esse desligamento foi devido a uma árvore que caiu na linha de transmissão de energia na Venezuela, na região de Las Claritas e Santa Helena”, declarou.
Já em relação aos blecautes registrados neste domingo, a Eletrobras disse que as quedas de energia aconteceram devido às chuvas intensas com descarga atmosférica em algumas regiões como Las Claritas, Macagua, Santa Helena, na Venezuela. E ainda um trecho com vegetação alta e aproximação de árvores nos cabos da linha de transmissão, o que estariam causando as quedas com frequência.
Quanto à possibilidade de queima de aparelhos eletroeletrônicos em decorrência de desligamentos, a Eletrobras ressaltou que o consumidor pode procurar a distribuidora de energia ou ligar para a Central de Atendimento, através do número 0800-7019-120, e registrar a ocorrência.
“Após o registro da reclamação, é realizado procedimento de ressarcimento conforme determina a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)”, destacou a assessoria de comunicação da empresa.