A vacina contra a dengue está disponível para a população de 10 a 59 anos em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista. A campanha de vacinação vai até o dia 30 de junho, data em que o lote de vacinas vence.
Com um lote de pouco mais de 5 mil doses, a iniciativa busca ampliar a imunização contra a dengue, uma das estratégias do Ministério da Saúde para reduzir o número de óbitos e casos graves da doença. Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão de vacina, o cartão do SUS e um documento com foto. Após o fim da campanha, a vacinação voltará a ser restrita às crianças de 10 a 14 anos, conforme definido pelo Ministério da Saúde.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, destacou a importância da vacinação e do controle vetorial para a prevenção da dengue e de outras arboviroses, como Zika e Chikungunya. “Não temos óbitos registrados em Boa Vista, mas é muito importante que a população se previna e procure as unidades para se vacinar. O controle vetorial é a principal forma de evitar a dengue e a proliferação do Aedes aegypti”, explicou.
No mês passado, o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) classificou Boa Vista como uma área de alto risco para a transmissão de dengue devido à proliferação do mosquito. Desde então, medidas estratégicas de controle e prevenção têm sido intensificadas na cidade.
As unidades básicas de saúde em Boa Vista funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com exceção das UBSs Aygara Motta, Jan Roman Wilt e Olenka Macellaro, que atendem até meia-noite.
UBSs disponíveis para vacinação:
- UBS Aygara Motta
- UBS Jan Roman Wilt
- UBS Olenka Macellaro
- Demais UBSs de Boa Vista (funcionamento até 19h)