Na madrugada dessa segunda, dia 3, mais presos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc) conseguiram fugir da Unidade Prisional por um buraco que fica na base da muralha, entre as guaritas 7 e 8. Durante a fuga, um deles acabou sendo ferido com um tiro na perna e teve que ser levado ao Hospital Geral de Roraima (HGR) para receber atendimento médico.
A Folha conseguiu apurar que o detento alvejado foi identificado como José da Costa, vulgo “Guara”, mas não se sabe qual o estado de saúde dele nesse momento. Além disso, a reportagem não confirmou a quantidade de foragidos. A Sejuc destacou apenas que uma contagem será realizada para saber quantos homens conseguiram fugir do estabelecimento prisional.
Conforme um dos policiais que atuam na Companhia Independente de Policiamento de Guarda (CIPG), para fugir, os presos tiveram auxílio de um bando que aguardava do lado de fora e estava fortemente armado, inclusive atiraram contra os policiais que estavam nas guaritas, com o objetivo de intimidá-los e impedi-los de evitar a fuga.
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que será feita a contagem e, assim que for concluída, o número oficial de foragidos será divulgado.
“Durante a tentativa de conter a fuga, um reeducando que já se encontrava fora do perímetro foi atingido na perna por disparo de um policial militar que estava na guarita”, acrescentou a nota.
Segundo a Sejuc, o buraco pelo qual os presidiários fugiram foi fechado na manhã de ontem e a situação na Pamc é de normalidade. Até o fim da tarde de ontem, a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) e a Polícia Militar (PM) não informaram recaptura de foragidos.
Essa é a segunda fuga registrada no presídio em menos de um mês. Na madrugada do dia 13 de agosto, 74 detentos conseguiram fugir do presídio da mesma maneira. (J.B)