OFTALMOLOGISTA ALERTA

O perigo das extensões de cílios para a saúde dos seus olhos

Uso indevido e a falta de cuidados na região dos olhos, podem gerar o acúmulo de sujeira, bactérias e até fungos, que podem levar à cegueira

Aplicação do material deve ser feita por um profissional. (Foto: Reprodução/Freepik)
Aplicação do material deve ser feita por um profissional. (Foto: Reprodução/Freepik)

A busca por cílios longos e volumosos tem levado muitas mulheres a recorrerem aos cílios postiços e extensões. No entanto, o oftalmologista Marcelo Moreira alerta que essa prática pode trazer sérios riscos à saúde ocular. Em entrevista, ele destacou os principais perigos associados ao uso inadequado desses produtos e ofereceu orientações essenciais para quem não abre mão dessa estética.

“Não indicamos o uso de cílios postiços porque dificultam a higienização ao redor dos olhos. O ideal mesmo seria evitar esse tipo de estética”, afirmou o médico. A colocação inadequada dos cílios postiços pode comprometer a saúde ocular de diversas maneiras.

De acordo com Marcelo, na base dos cílios, existem pontos onde a lágrima é drenada, e os cílios postiços devem ser colocados atrás dessa parte. “Existem cílios que podem ser utilizados e há cílios cuja cola não é adequada para a região, podendo cair nos olhos e causar lesão na parte transparente chamada córnea, levando a uma lesão grave que pode resultar em perda de visão”, explicou.

Médico oftalmologista Marcelo Moreira. (Foto: Arquivo pessoal)

O uso indevido e a falta de cuidados na região dos olhos, podem gerar o acúmulo de sujeira, bactérias e até fungos. “Essas bactérias, se crescerem de forma exacerbada, podem causar uma infecção na córnea chamada úlcera de córnea, que pode levar à cegueira“, alertou o oftalmologista.

Sendo assim, procurar um profissional habilitado para aplicar os cílios postiços é fundamental para minimizar os riscos.

Outro ponto destacado pelo especialista é a higienização adequada. “A higiene dos cílios deve ser feita de manhã e à noite, também na remoção da maquiagem, e a revisão com o oftalmologista deve ser anual. Se houver alguma queixa, antecipe a consulta com um profissional”, orientou.

Não é indicado comprar produtos sem procedência. (Foto: Reprodução/Freepik)

No caso dos cílios postiços, os produtos utilizados precisam ser de qualidade e aprovados pela Vigilância Sanitária. “Não compre nada sem procedência, não exagere no uso e faça a remoção antes de dormir, para não acumular sujeira no local”, aconselhou.

As extensões feitas por profissionais também requerem cuidados específicos. “Os cuidados seriam os mesmos. É preciso manter a higiene local. Se não fizer a higienização, há risco de formar acúmulo de bactérias”, explicou o oftalmologista.

Além disso, ele ressalta a importância de evitar o uso de colírios sem indicação médica, especialmente aqueles que prometem deixar os olhos mais brancos, pois podem causar efeitos adversos a longo prazo.

Portanto, ao considerar o uso de cílios postiços ou extensões, é fundamental seguir as orientações de especialistas e manter uma rotina rigorosa de higiene.