Com Tudo
* A Defensoria Pública de Roraima, promoverá partir de segunda-feira, 17 até sexta, 21, o mutirão “Transformando Identidades”, para a retificação de nome e gênero para pessoas travestis e transexuais, na Vara Itinerante e Câmara de Conciliação, com atendimentos das 8 as 13h A iniciativa é alusiva ao mês do Orgulho LGBTQIA+ e ocorrerá em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima por meio da Vara da Justiça Itinerante, o Ministério Público de Roraima, o Grupo DiveRRsidade e demais entidades de defesa dos direitos LGBTQIA+. Além de atualizações de CPF e RG, serão feitos reconhecimento de paternidade/maternidade socioafetiva por casais homoafetivos.
Com Nada
* A situação do povo Yanomami, continua sendo de extrema gravidade, tanto, que recentemente, pesquisadores da UNICAMP, publicaram na revista internacional Nature Medicine, um socumento com pedido de ações estratégicas urgentes contra a má nutrição da população naquela terra indígena. O relatório revela detalhes sobre as condições sub-humanas de cerca de 30 mil Yanamomi que vivem em mais de 370 comunidades, devido as ações do garimpo ilegal que segue a todo vapor naquela área. O estudo demonstra por exemplo, que as crianças yanomami tem o pior déficit nutricional entre os povos indígenas da América, e as mortes de crianças causadas pela fome nos últimos 4 anos, beira 400 óbitos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Da Tragédia
* Alias, a fome e a desnutrição não são as piores coisas que afligem o povo Yanomami, não, senhoras e senhores. O envenenamento por mercúrio, que já contaminou todos os rios da Terra Indígena Yanomami, com muitas vezes mais do que o limite suportável para seres humanos, é uma realidade. Não há água potável, pra se banhar, pra cozinhar, nem pra beber.
* Fora isso, meninas de até 5 anos, tem sido estupradas pelos invasores e mais de 60 estão grávidas de garimpeiros. Grupos armados do crime organizado vem expulsando os indígenas das comunidades e muitos deles acabam vindo pra cidade mendigar, sem sequer falar nem entender uma única palavra em português. Uma verdadeira tragédia !
Da Tragédia II
* A propósito, é de conhecimento público, que o Povo Yanomami, vive há anos numa terra sem lei e a mercê de bandidos, que além de envenenar a água, expulsa-los de suas comunidades, cometem todo tipo de violência contra eles, desde estupros a assassinatos e fica por isso mesmo.
* Sem ter o que comer nem beber, eles estão definhando com desnutrição aguda e vários tipos de doenças. Mas nunca se viu uma única mobilização pra arrecadar nem mesmo uma garrafa de água pra eles. Os cientistas e veículos de comunicação do mundo inteiro chocados com a tragédia yanomami e o povo por aqui segue “fazendo olhos e ouvidos de mercador”.
Adiado
* O tradicionalíssomo Arraial do Anauá, que estava agendado para o período de 24 a 29 de junho, teve de ser adiado. Oficialmente, a nova data ainda não foi divulgada, mas rumores de bastidores dão conta de que o mega evento só será realizado na segunda quinzena do próximo mês, muito provavelmente entre os dias 15 e 20 de julho.
* Os motivos do adiamento, também ainda não foram explicitados, mas sabe-se extra-oficialmente que, foi por conta de questões contratuais e agenda dos artistas que serão atrações na programação.
Título Inédito
* Com 59 anos de história, o Grêmio Atlético Sampaio sagrou-se Campeão Roraimense de Futebol pela primeira vez, um resultado inédito que é fruto da parceria de sucesso do clube com a Asatur e a deputada federal Helena Lima. Em apenas dois anos de investimento sério, G.A.S, conquistou o título, uma vitória com três gols, no dia do aniversário do Leão Dourado.
*A deputada Helena hoje é considerada a madrinha do esporte roraimense, pelo apoio a atletas de todas as modalidades esportivas e seu marido, Renildo Lima, foi o principal patrocinador do Campeonato Roraimense de Futebol, através da Asatur, empresa de sua propriedade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
#Rápidas
* Celebrando idade nesta sexta-feira, Marconi Lazaro, Ianna Santos, Franciane de Souza e Pedro Pinto.
* Também trocando de data hoje, Dr. Rodolfo Pereira, Dr. Samuel Weber, Lindalva Melo e Coronel Alexson Mamed.
* No sábado quem estará de aniversário é o cirurgião plástico Eduardo Alencar, o deputado Gabriel Picanço e a querida Maria Helena Veronese.
* Domingo, quem troca de data é Celina Carvalho, Ulisses de Melo Amorim, Flavio Chaves e a jornalista Sueda Marinho.
* A pedida desta sexta-feira, 14, é o evento Love Songs no teatro Jaber Xaud – Sesc Mecejana, a partir das 20h.
* O ingresso solidário são trocados por alimentos não perecíveis, destinados ao programa de insegurança alimentar, Sesc Mesa Brasill.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ta Valendo
Bombas
* A verdade é que, ninguém consegue ficar com a musculatura corporal definida em pouco tempo se não tomar as chamadas bombas. O corpo fica lindo, mas os efeitos colaterais são visíveis a olho nu, especialmente
nas mulheres que engrossam a voz, tem queda excessiva de cabelos, criam acnes e detonam o fígado.
Impactante
* Mônica Waldvogel, chorou ao comentar a aprovação da PL que punirá o aborto como um crime de homicídio. A jornalista citou o exemplo de meninas pobres que são estupradas e agora além do trauma da violência, ainda terão se ser julgadas como criminosas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE