Taxistas que atuam no transporte de passageiros entre os municípios de Boa Vista e Pacaraima, manifestam contra motoristas irregulares que estão dirigindo com carros alugados e sem alvará de funcionamento. Os atos ocorreram na manhã desta quinta-feira, 13, e hoje, 14. Os sindicalizados se organizaram em frente ao posto de fiscalização da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) do município.
O presidente da Cooperativa de Transporte Alternativo Intermunicipal de Pacaraima e Boa Vista (Cootap), Cleiton Ernesto, informou à FolhaBV que venezuelanos estariam alugando carros em Boa Vista e se passando por motoristas da cooperativa para conseguir clientes, a ação tem prejudicado os sindicalizados.
“Eles divulgam que são transportadores intermunicipais de passageiros, como se fossem taxistas, e estão nos atrapalhando. Tem só aumentado o número de veículos irregulares e nós estamos cobrando fiscalização por parte do município”, explicou Cleiton.
Ao todo, 135 taxistas, divididos em três cooperativas, trabalham regularizados no transporte intermunicipal de passageiros entre Pacaraima e Boa Vista. Segundo Cleiton, os taxistas sindicalizados já perderam cerca de 50% dos clientes para transporte intermunicipal por conta dos motoristas irregulares.
“Nós já tentamos falar com a Prefeitura de Pacaraima, eles informaram que estão sem funcionários efetivos para realizar a fiscalização. Ontem nós consguimos que alguns funcionários do município ficassem lá com a gente e eles perceberam que a situação está incomodando e dificultando nosso serviço”, esclareceu o presidente.
O que diz a Prefeitura de Pacaraima?
A reportagem procurou a Prefeitura de Pacaraima para saber se há ações para fiscalizar a denúncia. A gestão municipal informou que medidas de fiscalização estão sendo intensificadas para combater a prática ilegal. Confira a nota na íntegra.
A Prefeitura de Pacaraima, por meio do Departamento de Tributos e Fiscalização, vem a público esclarecer sobre os problemas relacionados aos táxis intermunicipais clandestinos e as medidas de fiscalização que estão sendo intensificadas para combater essa prática ilegal.
Prefeitura Municipal de Pacaraima
Nos últimos meses, tem sido crescente o número de denúncias sobre a operação de táxis intermunicipais clandestinos em nosso município. Essa prática, além de ilegal, traz sérios riscos à segurança dos passageiros, uma vez que os veículos não passam por vistorias regulares e os motoristas não são submetidos aos requisitos necessários para a prestação de um serviço de transporte seguro e qualificado.
A operação de táxis clandestinos compromete também a ordem econômica do setor de transporte municipal, prejudicando os taxistas legalmente registrados que cumprem todas as exigências regulamentares e fiscais. Essa concorrência desleal impacta diretamente o sustento desses profissionais e a qualidade do serviço oferecido à população.
Em resposta a essa situação, nossas equipes de fiscalização têm realizado operações constantes em pontos estratégicos, visando coibir a atividade ilegal e garantir a segurança dos usuários de táxis.
Desde o início da intensificação dessas operações, já foram autuados e notificados veículos clandestinos e aplicadas as devidas sanções aos responsáveis. As ações continuarão de forma rigorosa e ininterrupta, com o objetivo de erradicar essa prática ilegal e assegurar que apenas taxistas devidamente licenciados operem em nosso município.
Reforçamos a importância da colaboração da população na identificação e denúncia de táxis clandestinos. Para tanto, disponibilizamos o e-mail [email protected] para o recebimento de denúncias, que podem ser feitas de forma anônima.
A Prefeitura de Pacaraima reitera seu compromisso com a segurança e bem-estar dos cidadãos, bem como com a regulamentação e justiça no setor de transporte. Contamos com o apoio de todos para juntos construirmos um município mais seguro e justo.