O mercado de entrega online no Brasil está crescendo cada vez mais. Ao que tudo indica, segundo dados do portal “The Bizness”, neste ano, a receita deve atingir um valor que se aproxima de US$ 19 bilhões.
A tendência é que esse crescimento seja capaz de se prolongar nos próximos anos também. Até 2029, espera-se que o segmento relacionado à entrega de alimentos online cresça a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 8,33%, o que resultará em um volume de mercado projetado de mais de US$ 28 bilhões até esse ano.
A indústria de entregas no Brasil gera cifras bilionárias anualmente, como evidenciado por dados recentes divulgados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) em 2023. Com o aumento do ritmo de vida e a busca por conveniência, mais pessoas estão optando por solicitar alimentos e outros produtos diretamente em suas casas ou locais de trabalho, em vez de se deslocarem até os estabelecimentos físicos.
Esse crescimento se justifica tanto pela praticidade quanto pelos preços mais baixos que costumam aparecer. Grande parte dos empreendedores que investem no ramo alimentício está surfando nesses números. Isso porque é a grande tendência para o futuro, como os próprios números mostram.
O crescimento do mercado de entregas está sendo impulsionado pela expansão e diversificação dos serviços oferecidos – que vão desde fast foods até restaurantes de todos os gêneros, como veganos e com uma pegada mais saudável.
A tecnologia e a otimização deste tipo de serviço estão em ascensão. A ideia é que as rotas sejam facilitadas, além das plataformas melhoradas, visando um processo mais fácil e tecnológico. Um dos exemplos é a integração de chatbots, que facilitam a comunicação entre os clientes e os estabelecimentos e restaurantes.
Além disso, os sistemas de pedidos estão evoluindo continuamente, tornando-se cada vez mais abrangentes e sofisticados, abrindo espaço para uma experiência de compra mais fluida e personalizada para os usuários, o que torna isso ainda mais atrativo.
Por exemplo, algumas empresas estão aderindo a plataformas de pagamento recorrente, que são bastante positivas e boas pensando nesses levantamentos apresentados. Ao optar por plataformas de pagamentos recorrentes, os clientes podem automatizar o processo de pagamento. Muitas plataformas, inclusive, visando essa fidelização, começam a investir em esquemas de cupons.
Esses diversos fatores combinados criaram um ambiente propício para o crescimento contínuo do setor de delivery no Brasil, que deve seguir crescendo e entrando cada vez mais em uma ascendência maior.