Uma ação integrada entre a Polícia Civil de Roraima (PCRR) e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul resultou na prisão de um venezuelano de 39 anos, identificado como G.A.V.A., foragido da Justiça de Roraima por violência doméstica. A operação contou com a participação da equipe da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual) de Roraima, da DRACO (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) de Passo Fundo e da Delegacia de Polícia de Seberi.
O homem estava sendo procurado pela prática de violência doméstica. Em troca de informações com agentes da DRACO de Passo Fundo, o foragido foi localizado residindo no município de Seberi, onde foi preso preventivamente pelos agentes da delegacia local nesta sexta-feira, dia 14 de junho.
A ação foi coordenada pelo delegado titular da Polinter, Alexandre Matos. As investigações para localizar o venezuelano foram desencadeadas após a Justiça de Roraima decretar a prisão preventiva dele, devido às acusações de violência contra sua ex-companheira.
No início deste ano, a vítima, que é a ex-companheira do suspeito, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) relatando um histórico de violência e perseguição. Ela descreveu o suspeito como violento, controlador, ciumento e relatou que sofria agressões psicológicas e físicas, incluindo socos, tapas, puxões de cabelo e empurrões.
O casal, de origem venezuelana, chegou a morar em um abrigo para imigrantes em Manaus. Foi nesse período que a vítima fez o primeiro registro de ocorrência contra o suspeito. Após o término do relacionamento, ela retornou à Venezuela, mas voltou ao Brasil no início deste ano e seguiu para Boa Vista, onde o suspeito a ameaçou publicamente. Com medo, a vítima solicitou uma medida protetiva e representou criminalmente contra ele.
Com o avanço das investigações, a Justiça estadual deferiu o pedido de prisão preventiva representado pela PCRR. Com a emissão do mandado, a equipe da Polinter iniciou as buscas e entrou em contato com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, culminando na prisão do suspeito em Seberi. A Justiça de Roraima foi comunicada da prisão.