Hoje em dia, a escolha de um colchão novo não é mais como antigamente. São diversas as opções disponíveis nas lojas físicas e online, de acordo com seu tipo de sono, preferência, peso e bolso. Por conta disso, é preciso pesquisar bastante antes de você adquirir um novo modelo para chamar de seu. Saiba agora como definir qual opção agrada mais ao seu estilo para dormir melhor.
Primeira dica: Quem irá usá-lo?
Primeiro, é preciso avaliar as suas próprias características e do seu parceiro. Por exemplo, quanto maior o peso, mais firme deve ser o colchão para que ele não afunde desnecessariamente. A densidade do colchão vai de D23 (para pessoas mais leves, a partir de 50kg) até D45 (para pessoas até 150kg). A altura também conta no cálculo, sendo indicado colchões mais firmes para pessoas acima de 1,90m de altura. Os colchões mais vendidos no Brasil são de densidade média de D28 e D33, voltados para casais, com média de peso entre 61 a 90kg e 1,50m a 1,81m de altura.
Tamanho
Com relação ao tamanho do colchão, vai depender do estilo de sono da pessoa ou do casal, além do espaço disponível no quarto. Colchões de solteiro (90x190m) são indicados para pessoas que moram sozinhas ou crianças; já o de casal (140x190cm) para duas pessoas ou uma pessoa espaçosa; cama tipo queen (158x198cm) é mais adequada para casais que querem mais espaço e conforto; já a king size (150x190cm) e a super king (180x200cm) são para quem gosta de bastante espaço, quem se mexe muito para dormir ou quem tem crianças pequenas que sempre gostam de fugir do quarto para dormir com os pais. Vale ressaltar que os preços também aumentam de acordo com o tamanho maior do modelo.
Outro ponto é entender as principais características atuais dos diferentes tipos de colchões: de espuma ou de molas.
Entenda por que escolher um colchão de espuma
O colchão de espuma é mais indicado para pessoas que preferem lugares mais firmes para dormir. Alguns modelos inclusive são ortopédicos, indicados por médicos, para quem tem problemas de coluna ou outros. Ele também é preferível para quem se mexe muito durante a noite e não gosta de perturbar o parceiro, pois o colchão é mais estável. A desvantagem do colchão de espuma é que sua durabilidade é menor quando comparada ao de molas, sendo necessária a troca a cada cinco anos.
O colchão de látex também pode ser considerado um colchão de espuma, pois combina látex natural ou sintético com outros materiais. Dentre as suas vantagens estão o fato do colchão ser naturalmente antiácaro pois o inseto não consegue viver no látex, então, é indicado para pessoas com alergia; e por ser respirável, indicado para lugares mais quentes e pessoas que sentem mais calor à noite. Dentre as desvantagens estão o preço, que normalmente é mais caro e falta de apoio para quem dorme de lado.
Saiba como escolher seu colchão de mola
Os colchões de mola são divididos em duas partes, os de mola ensacadas e mola Bonell. As molas ensacadas são individuais, dão mais apoio e tem uma bolsa de tecido que minimiza o barulho e reduz o desgaste.
Já a mola Bonnel é maior e portanto, mais passível de pequenos ruídos e menor adaptabilidade. São mais indicadas para quem mora sozinho ou parceiros com pouca diferença de peso entre eles.
Dentre as vantagens de ter um colchão de molas está a durabilidade, de cerca de cinco a 10 anos, maior do que os de espuma. Outro ponto positivo é o custo benefício, que normalmente é mais em conta, especialmente o modelo com mola Bonnel.
No fim, independente da escolha, o importante é sempre realizar uma pesquisa extensa e balancear o seu gosto pessoal com os custos, espaço disponível nos quartos e avaliação de clientes que já usaram o produtos em sites de consumidores. Outra dica é sempre buscar por uma promoção em datas comemorativas, para conseguir uma boa noite de sono.