A ministra da Saúde, Nísia Trindade, vai assinar a ordem de serviço para a retomada das obras do Centro de Radioterapia do Hospital Geral de Roraima (HGR). A solenidade está marcada para às 16h30 desta segunda-feira (17), na Casa de Governo, em Boa Vista.
Em 2018, seis anos após Roraima ser incluído no Plano Nacional de Expansão de Radioterapia, o então presidente Michel Temer autorizou o início das obras com investimento inicial de R$ 11 milhões. No ano seguinte, o centro foi uma das 28 obras embargadas por divergências no projeto arquitetônico.
Em fevereiro de 2023, o senador Dr. Hiran (Progressistas-RR) informou ao Ministério da Saúde que o espaço foi invadido por imigrantes venezuelanos. Em outubro, durante reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos (CDH), Nísia Trindade garantiu o retorno das obras.
Em dezembro, a pasta concluiu a licitação de R$ 8 milhões para retomar a construção. E neste mês, os 140 imigrantes, após decisão judicial, foram realocados para abrigos da Operação Acolhida, tornando o local apto para a retomada da construção, que deve durar até seis meses. É esperado que, quando a obra for entregue, o paciente oncológico não precise mais viajar para outros Estados do País em busca da radioterapia.
Na manhã desta segunda, a ministra da Saúde está em Águas Lindas (GO), onde participa da cerimônia de inauguração do Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho. Em seguida, ela viaja rumo a Roraima.