Roraima registrou aumento de 26,3% na busca por crédito no mês de abril, diz Serasa

Roraima lidera o ranking, seguida por Acre, com 24,1%, Amazonas, com 22,5%, Piauí, com 22,0% e Amapá, com 21,2%

Cartão de crédito é um dos vilões do endividamento, por isso, deve ser usado com cautela (Foto: Arquivo/Folha)
Cartão de crédito é um dos vilões do endividamento, por isso, deve ser usado com cautela (Foto: Arquivo/Folha)

Roraima lidera o ranking de busca por crédito como recurso financeiro, com 26,3% no mês de abril. O número corresponde a primeira alta de 2024, após sucessivas quedas desde janeiro. Dados do Indicador de Demanda do Consumidor por Crédito da Serasa Experian, mostrou que o marco foi em todo o Brasil, com 13,6% maior em comparação ao mesmo mês do ano passado.

Todas as faixas de renda registraram aumento na procura por recurso financeiro, com maior alta entre aqueles que recebem de R$ 500 a R$ 1.000.

“Após os pagamentos das contas do início do ano e aproveitando os efeitos graduais da redução da taxa básica de juros e da inflação, os consumidores voltam a buscar por crédito no mercado. Esperamos ser o início de uma trajetória positiva, embora seja esperado que tenhamos alguns desafios ao longo do ano que poderão refletir na economia nacional”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi. 

Todas as unidades federativas registraram o aumento, confira o ranking com os maiores crescimentos

Roraima, com 26,3, lidera o ranking, seguida por Acre, com 24,1%, Amazonas, com 22,5%, Piauí, com 22,0% e Amapá, com 21,2%.

Entenda a metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.