Uma moradora do condomínio Cedro do Vila Jardim, bairro Cidade Satélite, entrou em contato com a FolhaBV para denunciar um esgoto sem tampa que está causando mau cheiro.
De acordo com a denunciante, o odor é insuportável. Ela informou que já entrou em contato com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER), que informou que só pode solucionar o problema daqui 30 dias. Para improvisar uma tampa e evitar que uma criança caia dentro do esgoto, os moradores colocaram uma palhete de madeira.
“Eu e os meus vizinhos já ligamos para a Caer, mas eles falaram que só podem vir aqui daqui 30 dias. Não tem condições de ficar com esse mau cheiro, já estou passando mal por causa da gravidez e com esse fedor piora ainda mais os meus enjoos”, disse.
Problemas de esgoto são recorrentes nos condomínios do Vila Jardim. Em março desse ano, por exemplo, houveram vários extravasamentos que chegou a inundar entre os blocos.
Extravasamentos como esses, podem ocasionar diversas doenças como: hepatite A, giardíase, poliomielite, diarreia por vírus, disenteria amebiana, febres tifoide e paratifoide, diarreias e disenterias bacterianas, ascaridíase (a popular lombriga), tricuríase, teníase, ancilostomíase (conhecida como amarelão), cisticercose, esquistossomose e filariose (elefantíase).
Em nota, a Caer respondeu que uma equipe técnica realizou uma operação de limpeza e jateamento da rede de esgotamento sanitário nos dias 15 e 16 deste mês no bloco Cedro, Vila Jardim.
Solicitamos a compreensão dos moradores para evitar o mau uso da rede na parte interna do residencial. O descarte indevido de lixo, latas, tecidos e outros materiais, além de ligações indevidas para escoar a água da chuva, tem sido a principal causa de extravasamento interno nos apartamentos, prejudicando toda a comunidade.
A Empresa agradece a compreensão de todos e disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a companhia.