A roraimense Rafaela Marques, 19 anos, é campeã brasileira de Boxe de Elite, na categoria 57 kg. O título foi conquistado no último domingo, 16, em Brasília, durante o Campeonato Brasileiro de Boxe de Elite. A Final foi contra a atleta Yasmin Bodziak, de Santa Catarina.
Na manhã de hoje, 18, Rafinha, como é conhecida pelos atletas, recebeu homenagens da escola em que se formou no ensino médio, o Colégio Estadual Militarizado Maria dos Prazeres Mota, ao qual incentivou a atleta no período em que ela ainda era aluna do ensino médio.
Em entrevista exclusiva à FolhaBV, a roraimense fala sobre a grande conquista, como campeã brasileira 2024. Rafinha também conquistou uma vaga para a Seleção Olímpica de Boxe.
“Foi uma final muito esperada por todos, pois foi contra a atleta que eu perdi ano passado. Eu estava esperando muito, eu sei que ano passado eu não perdi. Trabalhei muito com meu pai e minha irmã, foi muito gratificante ver todo o meu esforço ser recompensado com essa medalha”, comemorou Rafinha.
A Delegação Roraimense de Boxe participou do Brasileiro com dez atletas e teve como técnica Andressa Silva, que é irmã de Rafinha. Andressa explica como foi a preparação da irmã até a conquista do título.
“Os treinos para a Rafinha estavam muito mais específicos, nós analisamos os erros das lutas anteriores, para aperfeiçoar e melhorar as técnicas. O treino em família é mais acolhedor, mas também é muito mais puxado, a gente sabe do potencial dela e queremos muito mais. E a gente conseguiu o reultado que esperávamos”, explicou Andressa.
A técnica da Seleção Roraimense de Boxe relata que o boxe em Roraima teve destaque no campenato brasileiro. Os atletas têm demonstrado técnicas precisas e foram favoritos na competição.
“A gente ver a evolução do boxe roraimense, estamos a frente de outros estados. A cada ano estamos nos destacando no cenário nacional graças à dedicação dos atletas. Agradeço muito a essa equipe que levamos, espero que eles continuem. Eu acredito que eles ainda irão trazer o título de melhor equipe para Roraima”, enfatiza Andressa.
Durante o período do ensino médio, Rafinha precisou se ausentar das aulas para focar nos treinos. A atleta recebeu todo o apoio necessário da escola, para conseguir conquistar o pódio no campeonato. A diretora do CEM Maria dos Prazeres Mota, Ester Costa, explica que a escola sempre teve o enfoque de apoiar os atletas e que sempre acreditaram no potencial da Rafinha.
“A gestão tem que ter essa parceria com os alunos, até porque, toda atividade mesmo no esporte é importante para a sociedade. Então quando o aluno precisa, ele recebe apoio da gestão. Se viaja, quando volta tem a reposição das aulas e nenhum aluno fica desamparado. É um orgulho ter a Rafinha com esse título de volta e fica a ela toda a nossa homenagem”, relatou a gestora.
Fotos: Nilzete Franco/FolhaBV