Você se inscreveu no Enem 2024 e não conseguiu a isenção da taxa? Então, fique atento! Você tem até esta quarta-feira (19) para pagar a taxa de inscrição, que é de R$ 85. Sem o pagamento, sua inscrição não será confirmada, e você não poderá participar das provas nos dias 3 e 10 de novembro.
Para pagar, basta acessar a Página do Participante no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Lá, você encontra o boleto que pode ser pago de várias formas: Pix (usando o QR Code no boleto), cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco.
Estão isentos da taxa de inscrição:
- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2024.
- Candidatos que tiveram o pedido de isenção aceito conforme as regras do edital, com resultados divulgados em 13 de maio.
- Residentes do Rio Grande do Sul.
Inscrições e participação
As inscrições para o Enem 2024 foram encerradas em 14 de junho, junto com as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. De acordo com o Inep neste período, foram registradas 5.055.699 solicitações de inscrição. Deste total, 2.731.757 candidatos foram isentos do pagamento da taxa. Assim, 2.323.942 candidatos precisam realizar o pagamento até o dia 19 de junho para confirmar sua participação no exame.
O portal do Inep oferece uma seção com as principais orientações e uma página dedicada às perguntas frequentes sobre o Enem. Essas informações são essenciais para esclarecer dúvidas comuns e guiar os candidatos durante o processo.
Importância do Enem
O Enem, realizado anualmente, é a principal avaliação do desempenho escolar ao final da educação básica no Brasil. Ao longo de mais de duas décadas, o exame se consolidou como a principal porta de entrada para o ensino superior no país. Seus resultados são utilizados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), além de serem critérios para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, diversas instituições de ensino superior, tanto públicas quanto privadas, adotam o Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos. No âmbito internacional, os resultados individuais do Enem podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros ao ensino superior em Portugal.