A Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, avalia apostar na pré-candidatura do arquiteto Mauro Nakashima (PV), de 42 anos, para prefeito de Boa Vista nas eleições de 2024 (leia o perfil ao final da reportagem).
“Acredito que minha vivência e experiência me capacitam a contribuir positivamente para a política. Escolhi o Partido Verde pela sua luta pelo desenvolvimento sustentável e integridade. Quero incentivar mais pessoas qualificadas a participarem da política, trazendo novas lideranças com integridade e preparo. Acredito que isso pode transformar nossa sociedade e criar um ambiente mais próspero e justo”, afirmou o pré-candidato.
O presidente estadual do PV, Rudson Leite, explicou que decidiu convidar o arquiteto para a missão porque “a politica roraimense carece de novos nomes”. “Acho que é um ótimo nome para que o eleitor de Boa Vista tenha novas opções para votar”, afirmou.
Consenso e contexto
A presidente da federação, Tatiane Cassiano, esclareceu que o nome de Nakashima precisa chegar a um consenso entre os partidos até o período das convenções em julho e agosto. “Provavelmente ele seria o nome, mas isso ainda está indefinido”, ponderou.
Ela ainda explicou que a opção ainda depende do cenário de possível cassação do governador Antonio Denarium (Progressistas), cujo grupo político tem a deputada estadual Catarina Guerra e o deputado federal Nicoletti, ambos do União Brasil, para enfrentar o prefeito Arthur Henrique (MDB), pré-candidato a reeleição.
“Por exemplo: o governo definiu o nome, então a gente pode verificar um outro nome pra combater esse nome. A gente precisa ver qual rumo vamos seguir. Depende também do cenário. É um jogo que pode mudar a qualquer momento, como também podemos decidir de que não lançaremos nenhuma candidatura”, esclareceu.
Quem é Mauro Nakashima
Mauro Nakashima de Melo nasceu em São Paulo, e, além de arquiteto, é urbanista, empreendedor no desenvolvimento imobiliário e produtor rural. Possui raízes em Roraima pela família paterna “Pereira de Melo”, e descendência japonesa pela família materna “Nakashima”.
Nakashima explicou que se interessa pela política e gestão pública desde que competia em natação e lutas, representando Roraima e depois Brasília em competições nacionais nos anos 1990 e 2000. “Durante essas viagens, notei as diferenças de desenvolvimento entre as cidades brasileiras, o que despertou meu interesse pelas causas dessas discrepâncias”, disse.
Inspirado pela trajetória do pai José Pereira de Melo Neto, um dos primeiros médicos de Roraima, se formou em Arquitetura na Universidade de Brasília (UnB) em 2007. Depois, foi viver e trabalhar na Austrália. Mauro Nakashima afirmou que, nessas experiências, mesmo enfrentando desafios iniciais, cresceu profissionalmente até virar gerente de uma incorporadora em Melbourne.
Em 2021, retornou ao Brasil, onde se casou, teve um filho e começou a concretizar seus planos pessoais e profissionais. “Por tudo que aprendi, por tudo que já realizei, e por tudo que ainda tenho a contribuir,
acredito que agora posso contribuir positivamente no exercício de uma boa política, que pra mim significa atuar de forma íntegra representando a grande diversidade de grupos e classes sociais”.