VISITA A RORAIMA

Em palestra, Ciro Gomes aborda desenvolvimento de Roraima e cobra atuação política local

O ex-ministro apresentou a palestra “Roraima no contexto do desenvolvimento da Amazônia e suas regiões de fronteira”

A palestra ocorreu durante Sessão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A palestra ocorreu durante Sessão Especial da Assembleia Legislativa de Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Durante a palestra “Roraima no contexto do desenvolvimento da Amazônia e suas regiões de fronteira”, Ciro Gomes enfatizou o potencial de desenvolvimento estadual, abordou os efeitos da migração venezuelana e criticou a polarização política. Além disso, o professor, advogado e ex-ministro da Fazenda contextualizou sobre o atual cenário geopolítico mundial.

“Roraima é um caldo de cultura extraordinário do Brasil. O que tem acontecido no país é uma guerra cultural estúpida, que inibe a gente de tratar os problemas com as complexidades que eles têm. Um dos problemas conteporâneos é a migração venezuelana, um fator de hostilidade, que empurra venezuelanos para fora de lá, e um fator de atração, que atrai eles para cá. Isso explodiu aqui, na degradação dos serviços, violência, crime organizado, e não fomos capazes de entender essa complexidade”, disse.

Portanto, segundo ele, houve uma colisão de valores, que gerou uma guerra cultural. Ciro afirmou que Roraima, apesar do potencial, atua como um “laboratório do que deveríamos fazer pelo Brasil”. Propôs ainda que seja realizado um projeto, que atenda aos interesses de progresso dos problemas do país.

“Só quem pode resolver os conflitos de Roraima é a pópria liderança política do estado. A grande questão que antecede a solução é o pacto metodológico. É se reunir e socar as diferenças em um ambiente fraterno com um único objetivo comum: achar o ponto de equilíbrio e superação. É a liderança política de Roraima que deve fazer isso, não pode ser Brasília, São Paulo, ou Rio de Janeiro, muito menos estrangeiros”, expressou.

No evento, estiveram autoridades e representantes de sindicatos, associações, instituições de ensino e acadêmicos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Entrega de honraria ao palestrante

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (21), durante Sessão Especial no Plenário Noêmia Bastos Amazonas, da Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr). Na ocasião, também foi entregue ao palestrante a Medalha da Ordem do Mérito Legislativo. A homenagem visou prestar reconhecimento à contribuição de Ciro Gomes em sua área de atuação.

“Queremos apresentar a atual situação de Roraima, da possibilidade do petróleo, migração venezuelana, realidade de desenvolvimento, e também a conjuntura política, levando em consideração as questões ambientais e indígenas. O objetivo do nosso convite ao Ciro Gomes é que ele dialogue com o povo roraimense”, afirmou o presidente da Alerr, Soldado Sampaio.

Soldado Sampaio, presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Agenda em Roraima

Nesta semana, Ciro Gomes visitará municípios na fronteira com a Venezuela e a Guiana. No sábado pela manhã, ele vai a Pacaraima, onde acompanhará o trabalho da Operação Acolhida. Esta iniciativa humanitária visa a integração de migrantes e refugiados venezuelanos.

No período da tarde, o ex-ministro vai a Bonfim e a Lethem, a cidade fronteiriça da Guiana, o país com o melhor crescimento econômico da atualidade. Na manhã do domingo (23), Ciro será entrevistado no programa Agenda da Semana, na rádio Folha FM 100.3, apresentado pelo economista Getúlio Cruz. A entrevista será das 9h às 11h.