APONTA PESQUISA

Número de consultas médicas online aumenta na Região Norte

A população de Roraima e demais moradores da região Norte optaram por mais consultas médicas onlin

A pesquisa também apontou que houve um avanço geral na adoção de sistemas eletrônicos para o registro de informações dos pacientes (Foto: Raisa Carvalho)
A pesquisa também apontou que houve um avanço geral na adoção de sistemas eletrônicos para o registro de informações dos pacientes (Foto: Raisa Carvalho)

A população de Roraima e demais moradores da região Norte optaram por mais consultas médicas online, segundo pesquisa recente. O atendimento virtual realizado a distância conecta o paciente com o profissional médico por meio de ligação, chamada de vídeo ou aplicativo de mensagem.
As informações foram divulgadas recentemente pela pesquisa Tic Saúde, feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Foram analisados dados entre fevereiro e agosto de 2023 com 4.117 gestores de estabelecimentos de saúde, entrevistados por telefone e internet em todos os estados do país.

Telemedicina
Na opção de telemedicina, as regiões do Norte e Nordeste tiveram o maior percentual de atendimentos à distância no país (um total de 24%), contra o Centro-Oeste (22%), Sudeste (20%) e Sul (20%).
Para a região Norte, o crescimento foi considerado alto em comparação com 2022. No ano anterior, o índice de serviços de teleconsulta era maior para região Nordeste e Sudeste (20%), Centro-Oeste e Sul (18%), com a região Norte ficando em último (13%).
Dentre os serviços de tele saúde disponíveis foram considerados a teleconsulta, serviços de telediagnóstico, o monitoramento remoto de pacientes, serviços de teleconsultoria, atividades de pesquisa a distância e educação a distância em saúde.


OUTROS DADOS – Com relação aos dados gerais no país, o estudo também indicou um aumento no uso da tecnologia à favor da saúde, especialmente para agendamento de consultas, exames e resultados. O índice de agendamento cresceu de 13% para 24% de 2022 para 2023; já para marcar exames de 11% para 19% e para visualização de resultados de 8% para 18%.
A pesquisa também apontou que houve um avanço geral na adoção de sistemas eletrônicos para o registro de informações dos pacientes (de 74% em 2016 para 87% em 2023) e também da utilização de tecnologias de inteligência artificial, especialmente para facilitar processos de fluxo de trabalho (46%).