Cotidiano

Que medidas devem ser tomadas para evitar conflitos entre brasileiros e venezuelanos?

Veja o que disseram os leitores e dê sua opinião sobre a questão

O final de semana foi marcado por um clima de tensão entre brasileiros e venezuelanos, com protestos contra estrangeiros, deslocamento de imigrantes e a necessidade de atuação da Força Nacional para realizar a segurança nos arredores do abrigo localizado no bairro Jardim Floresta. Isso por causa de conflitos registrados na semana passada, que resultaram na morte de um brasileiro e de um venezuelano. Quais medidas você acredita que devem ser tomadas para evitar que um conflito maior aconteça?

Hendrick Silva, 16 anos, estudante

“Geralmente as pessoas dizem que o melhor seria mandar todos os imigrantes embora, mas são seres humanos como nós. É uma situação muito complicada. O fato é que há uma possibilidade enorme de haver um conflito maior. As autoridades devem pensar em alguma solução para evitar que isso aconteça. Acontece que já tínhamos problemas entre os brasileiros, no entanto, com a chegada dos venezuelanos esses problemas aumentaram. Talvez se o Estado não estivesse tão desestabilizado, principalmente com relação à segurança pública, teria como manter essas pessoas aqui no nosso território sem que houvesse tantos conflitos”

Ana Patrícia, 38 anos, cuidadora de idosos

“Na minha opinião, as autoridades já deveriam ter pensado em alguma solução para os problemas que a imigração trouxe para o estado de Roraima. Tantas pessoas entraram que Boa Vista tem se tornado um caos. Considero que agora é tarde demais para pensar em uma solução que realmente surta o efeito desejado. Acredito que da forma que está, pode haver um conflito ainda maior, pois se aconteceu em Pacaraima, por que não aconteceria aqui?”

Edmar Carvalho, 62 anos, vendedor

“Acredito que deveriam investir em mais segurança, tanto para os imigrantes, quanto para os brasileiros. Não queremos o mal deles, são seres humanos como nós, mas infelizmente alguns deles vieram para cá com más intenções. Sou a favor dos imigrantes que vêm para o Brasil com a intenção de trabalhar e ganhar seu sustento, no entanto, com relação aos que querem apenas gerar tumultos, sou totalmente contra. Caso não invistam em segurança, pode sim haver um conflito maior”

Eduardo Alves, 21 anos, vendedor

“Eu acredito que cada nação deve permanecer no seu devido território, digo isso, porque o Brasil não tem condições para resolver os problemas do país, imagine de outra nação. Outro fator também é o fato de que o estado de Roraima não suporta essa quantidade de pessoas. O pouco de oportunidades que havia aqui está sendo dada aos imigrantes e isso tem gerado uma série de conflitos. Se algo não for decidido, pode haver um confronto ainda maior”

Vanessa Costa, 28 anos, vendedora

“Acredito que deveriam fechar a fronteira, pois cada dia que passa o problema ganha ainda mais força por aqui. Na minha opinião, não existe outra forma de solucionar o problema. Com relação aos que permanecerem aqui, deveriam incluir nos processos de interiorização, para que eles fossem enviados para outros estados brasileiros. Em Roraima, o número de venezuelanos está muito alto, o estado não possui condições para permanecer com essa demanda”

Andreia de Melo, 32 anos, vendedora

“A maioria das pessoas comenta que devem fechar a fronteira e eu concordo com isso. Caso não seja fechada, as pessoas vão continuar vindo e isso pode resultar em um confronto ainda maior. Eu tenho a impressão de que o número de venezuelanos já cobre o número de brasileiros aqui na capital. Os roubos não param de aumentar, a situação tem sido complicada. Se os imigrantes viessem com a real intenção de trabalhar para sustentar suas famílias, não estaríamos vendo tantos conflitos como temos visto. Após a fronteira fechada, deveriam interiorizar uma parte dos imigrantes para outros estados brasileiros”