APÓS FORTES CHUVAS

Infectologista alerta para perigos no contato com àguas de enchentes

O contato próximo com àgua contaminada pode causar doenças como leptospirose, cólera, febre tifóide e até mesmo tétano, é o que explica o infectologista Domingos Dantas (CRM:1217RQE:92)

Cidade registrou vários pontos de alagamentos durante esta manhã (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Cidade registrou vários pontos de alagamentos durante esta manhã (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Após a forte chuva da madrugada desta segunda-feira, 24, inúmeros casos de enchentes foram registrados em Boa Vista. O contato próximo com água contaminada pode causar doenças como leptospirose, cólera, febre tifóide e até mesmo tétano, é o que explica o infectologista Domingos Dantas (CRM:1217RQE:92).

Em vídeos que circulam nas redes sociais, mostram moradores andando em meio a água dentro de casa, um homem que tenta nadar em uma poça de lama na avenida Glaycon de Paiva, dentre outros casos ocasionados pelas enchentes da chuva forte.

Homem tenta nadar em poça de lama ocasionada pela chuva (Vídeo: Reprodução/ Internet)

Domingos Dantas explica que as principais doenças por conta da àgua contaminada são a Leptospirose, salmonelose, doenças diarreicas, febre tifóide e tétano.

“Outros perigos são a presença de animais peçonhentos, como cobras. Além de doenças que podem surgir com o acumulo de àgua como a dengue e as demais arboviroses”, enfatizou o infectologista.

Rua alaga e invade casas na madrugada desta segunda-feira, 24 (Vídeo: Reprodução/Internet)

Outro alerta que Domingos faz é para os cuidados que devem ser tomados após o contato com a àgua contaminada. Não consumir nenhum alimento que tenha entrado em contato com a enchente e conferir o cartão de vacinação para avaliar se as vacinas estão em dias, são duas das indicações do médico.

“Quando entrar em contato lavar a parte do corpo que entrou em contato com água e sabão, se possível utilizar botas de borracha, se apresentar sintomas com febre, dor no corpo, procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível”, concluiu Domingos.

Domingos Dantas é médico infectologista (Foto: Arquivo Pessoal)