O professor do curso de jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Maurício Zouein, foi convidado para atuar na organização do 10º Congresso Latino-americano de Semiótica, que vai acontecer na Universidade de São Paulo (USP). O evento será a partir da próxima terça-feira (2) e vai até o dia 5 de julho.
Há seis meses, Maurício faz parte do comitê científico da Federação Latina Americana de Semiótica, que organiza o evento. Além disso, será coordenador do painel “Ecossistemas digníficos na Amazônia: diversidade cultural, ecologia e semiótica”, irá mediar a mesa de discussão “Semiótica, espaço e tempo” e será curador de uma exposição fotográfica sobre Amazônia contemporânea, com fotografias de profissionais da região Norte.
Zoeuin também vai apresentar dois trabalhos no congresso, sendo um deles com a colaboração de uma acadêmica do curso de jornalismo da UFRR. O docente destacou que ser chamado para participar do evento foi uma realização pessoal, assim como uma conquista para a universidade onde é professor.
“Sou um ex-aluno da UFRR e, naquele tempo, era muito difícil estudar semiótica, não tinha muita bibliografia, tive que ir atrás disso. Então, é muita emoção. É, sim, uma realização pessoal. Além disso, a gente percebe que isso também significa um resultado para a instituição. Estamos levando o nome da UFRR para fora e podemos conseguir parcerias com outras universidades. Também fico muito feliz de ter uma aluna do curso trabalhando comigo. É importante mostrarmos que Roraima produz mentes capazes e cientistas responsáveis”, compartilhou.
O que é semiótica
Semiótica, segundo o professor, é “a ciência que estuda o sentido das coisas”. Esse campo de estudo pesquisa como o indivíduo atribui significado a tudo o que está ao seu redor, a fim de aprimorar a comunicação, seja no âmbito das artes visuais, música, cinema, fotografia, gestos, religião, entre outros.