O Ministério da Saúde anunciou a construção de um Centro de Parto Normal (CPN) em Boa Vista. O projeto é um dos 19 contemplados no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Lula para todo o País.
LEIA MAIS
O centro, que promete realizar 36 mil atendimentos por ano, funcionará como uma unidade de saúde destinada à assistência humanizada ao parto de risco habitual, fora do ambiente hospitalar, que prestam assistência ao trabalho de pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido.
Esses tipos de unidades são projetadas para oferecer um ambiente acolhedor e assistência humanizada às gestantes que desejam o parto normal. A ideia é ofertar um atendimento completo às gestantes, segundo Mirela Pessatti, arquiteta responsável pelo projeto nacional.
O centro será composto por cinco suítes de pré-parto, parto e pós-parto, com banheira, áreas internas e externas de ambulação, com espaços que possibilitem a presença de acompanhante de livre escolha da mulher e áreas de apoio técnico e de estímulo ao parto normal e humanizado, em conformidade com a normas que regulamentam os serviços de obstetrícia e neonatologia, além de serem uma edificação inclusiva e sustentável.
O Ministério da Saúde já disponibilizou os projetos arquitetônicos e de engenharia dos centros de parto normal em todo o País para facilitar a execução das obras e instalação dos equipamentos, acelerando o acesso à população.