ERVAS MEDICINAIS

Conheça ervas naturais com poder antioxidante e anti-inflamatórios

Ervas e especiarias possuem propriedades antioxidantes, calmantes, algumas diminuem o colesterol e até a glicose

Conheça ervas naturais com poder antioxidante e anti-inflamatórios

As plantas medicinais são usadas desde as antigas civilizações, segundo as experiências adquiridas em observar que o uso das plantas é bastante benéfico e até hoje bastante utilizado para fins medicinais, você sabia que chá de hibisco, Alcachofra, Pião-roxo, Boldo, contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias?

Maria Francisca Martins, conhecida como Socorro por seus clientes trabalha há 18 anos com a venda de ervas no Mercado Municipal de Boa Vista, ela explica como os produtos naturais podem ser aliados indispensáveis para o combate de doenças e alguns com ativos que ajudam no tratamento de diabetes, hepatite, malária e bronquite.

Dentre as ervas medicinais mais procuradas, estão:

·        Guaco (também conhecido como erva de cobra), serve para auxiliar no tratamento de gripes, problemas respiratórios como asma e bronquite.

·        Chichuá, as raízes e caule são usadas como efeito analgésico, relaxante muscular, anti-inflamatório.

·        Crajiru tem propriedades anti-inflamatórias, é utilizado também como auxílio no tratamento da leucemia, anemia e úlceras, pois tem antiespasmódico.

·        Arruda, é tradicionalmente usado para tratar problemas digestivos, cólicas, dores de cabeça, reumatismo, derrame e serve até mesmo para estimular a circulação sanguínea.

A loja conta com diversos tipos de ervas e produtos medicinais que auxiliam no tratamento de doenças(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

 Mulungu, é uma planta medicinal também conhecida pelo nome científico de Erythrina Mulungu, conta com ações calmantes e sensação de relaxamento e alívio de quadros leves de insônia.

“ O mulungu é ótimo para a ansiedade e serve também para dormir, ele é antiestresse, serve para crises nervosas e palpitação, servido com chá de camomila é ótimo”, informou Maria Francisca.

De acordo com ela, entre os mais procurados para tratar colesterol alto, estão a Alcachofra e o chá de Hibisco, que também contribuem para o bom funcionamento intestinal e ajudam a controlar os níveis de colesterol e gordura no corpo.

O destaque da loja de dona Socorro, é o boldo, bastante popular, conhecido por beneficiar o sistema digestivo, ajudando a aliviar crises de cólicas e auxiliar na má digestão, ajuda em crises asmáticas, muito utilizado também para proporcionar o efeito calmante.