Cotidiano

Unidade para pacientes com transtornos mentais passa a funcionar em novo endereço

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps III) – que atende pacientes que sofrem de transtornos mentais graves e persistentes, terá novo endereço a partir da próxima segunda (9), passando a funcionar em uma estrutura mais ampla, na avenida Ene Garcez, 497, no Centro da Capital.
O Caps funcionava de forma provisória na Unidade Integrada de Saúde Mental (Uisam), localizada ao lado do Hospital Coronel Mota. O Centro terá salas para terapia em grupo, postos de enfermagem, sala de conforto, 10 leitos de observação para homens e mulheres, com a possibilidade de atender mais pacientes, instalação hidráulica e elétrica modificadas e farmácia. A finalidade é atender a demanda da Capital e do interior.
Uma equipe multiprofissional vai realizar o atendimento aos pacientes de transtornos mentais como psiquiatras, técnicos de enfermagem, assistente social, três artesãos, cuidador em saúde, farmacêutico, enfermeiras, preparadores físicos, pedagogas, clínico geral e psicólogo.
A unidade funciona 24 horas em regime de ‘porta aberta’, conforme explicou o diretor interino da Uisam, Renato Amaral. “Como é 24 horas, o momento em que a pessoa achar que deve receber o atendimento, ela pode procurar o Centro. Porém, o que a portaria preconiza é que o paciente seja observado por no Maximo 10 dias, por conta da reforma psiquiátrica que já vem sendo feita há 15 anos”, explicou.