COLUNA PARABÓLICA

Criador dos próprios slogans, governador de Roraima criou mais um

Coluna desta segunda-feira (1º) ainda repercute o movimento de "sojeiros" para emplacar um nome para disputar o Senado

Bom dia,

Já passou

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3, de ontem (domingo), o pecuarista Ermilo Paludo disse que o pior momento da infestação de lagarta nalguns municípios já passou. Nos municípios onde a tragédia foi maior, a perda de aninais foi da ordem de 20% ou 30% do rebanho total. Paludo disse ainda que a praga prejudicou pequenos, médios e grandes produtores. Emergencialmente, ainda segundo o pecuarista, nada mais é preciso fazer.

Prevenção

Ermilo Paludo disse ainda que a melhor forma de prevenir futuras infestações de qualquer praga que venham atingir a pecuária roraimense é a adoção de tecnologia, que já está disponível, mas não é do conhecimento especialmente dos médios e pequenos criadores. Para ele, é preciso abolir definitivamente a prática do fogo e o excessivo pisoteio das pastagens, o recomendável é que os animais passem, no máximo, três dias na mesma área. E mais ainda, é preciso devolver os nutrientes e fazer a correção dos solos.

Audiência

Entrevistado por telefone no Agenda da Semana da rádio Folha FM 100.3, o deputado federal Evair de Melo (PP-ES) convidou os produtores locais para participarem amanhã (terça-feira), na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, de uma audiência pública com palestra do ex-ministro Aldo Rebelo sobre a produção agrícola em áreas indígenas já demarcadas.

Raposa Serra do Sol

Segundo o parlamentar capixaba, é preciso desconcentrar a produção de arroz no Brasil, que hoje vem quase 70% do Rio Grande do Sul e expõe a garantia alimentar brasileira a sérios riscos, como aconteceu nas últimas alagações no território gaúcho. O parlamentar lembrou, por exemplo, que na Terra Indígena Raposa Serra do Sol já se produziu bastante arroz e que nada impede que isso volte a acontecer, evidentemente, com a participação das comunidades indígenas. Ele é o autor do requerimento para que o assunto venha a ser tratado na Câmara Federal.

Pré-candidatura

Mauro Nakashima, que é arquiteto e urbanista, vai ser o pré-candidato pela Federação PV/PT/PC do B à Prefeitura de Boa Vista na próxima eleição. Roraimense e filho de uma família formada de profissionais liberais – o pai é médico, uma irmã é médica, dois irmãos são médicos e outro irmão é engenheiro agrônomo -, Mauro foi entrevistado, ontem (domingo), no programa Agenda da Semana, da rádio Folha FM 100.3. O arquiteto e urbanista falou de medidas estruturais para tornar Boa Vista mais bem administrada. Ele viveu vários anos em cidades tidas como referências mundiais, e disse ser perfeitamente possível adotar várias dessas condições na capital roraimense.

Slogan

Que o governador Antônio Denarium (Progressistas) é adepto de jargões e participa ativamente da criação de seus próprios slogans políticos, todo mundo sabe. No sábado, 29, parece que ele resolveu lançar mais um, repetido por membros do grupo governista e estampado em camisetas utilizadas pelo staff durante ação do Governo no final de semana, em Amajari.

Rede 1

Dessa vez, o governador mandou estampar o logotipo do governo estadual em redes e doou para as pessoas durante evento no interior, usando a frase “rede do bem”, uma espécie de alusão ao seu próprio grupo e intenção para com o povo. Um leitor da Coluna comentou que “é para toda vez que o pobre for deitar-se lembrar que é pobre”. Não deixa de ter lógica.

Rede 2

O novo programa social/assistencialista de doação de redes surgiu às vésperas da pré-campanha municipal, e já foi “abraçado” por vários políticos presentes à maratona de eventos do Governo, no sábado. Todos eles, claro, têm seus pré-candidatos a prefeito e vereador para apoiar. Um deles, o senador Mecias de Jesus (Republicanos), que fez questão de ressaltar por algumas vezes que “está junto do governador Denarium”.

Senado

Por falar nisso, fontes da Coluna garantem que os chamados sojeiros, empresários do ramo da produção e beneficiamento da soja em Roraima, estão preparando um nome competitivo para ser candidato ao Senado, com apoio da classe produtiva, a exemplo do movimento que elegeu o próprio governador Antônio Denarium pela primeira vez em 2018. É esperar para ver.

Perdeu

Emmanuel Macron, o presidente francês que costuma dar conselho ao seu colega brasileiro Lula da Silva (PT) de como tratar a Amazônia, perdeu o primeiro turno das eleições parlamentares na França, que foram vencidas pela direita, comanda por Marine Le Pen Jordan Bordella. Se os resultados forem confirmados no segundo turno, Macron terá que enfrentar um primeiro-ministro de oposição. Possivelmente Bordella.