Mães de crianças com deficiências e alergias se reuniram na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV), na manhã desta quarta-feira, 3, para pedir apoio dos vereadores na cobrança do repasse de leites especiais que não estão sendo distribuídos no Centro de Recuperação Nutricional Infantil (CERNUTRI). O grupo já realizou o ato outras vezes mas afirmam que a quantidade repassada pelo município não era o suficiente para um mês.
Uberlande Prazeres, que é mãe de uma menina com hérnia diafragmática congênita, diafagia e refluxo grave, de apenas dois anos, explica que a gestão municipal informa às mães que elas devem se dirigir ao Cernutri para a solicitação do leite, mas que quando chegam no local está em falta.
“Ontem mesmo, amigos nossos foram lá porque surgiu o rumor de que teria reposição de estoque mas quando ele chegou lá não tinha nada. Eles estão em estado emergencial, então quando surge é de duas a três latas por criança mas eles sabem que não é o suficiente. A minha filha usa essa quantidade por semana”, explica Uberlande.
Em outro protesto, o grupo chegou a ir na câmara para pedir apoio dos vereadores, que disseram que iriam ajudar na reivindicação. Na manhã de hoje, elas voltaram a pedir um posicionamento efetivo dos parlamentares.
O que diz a Prefeitura?
Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que o edital para aquisição da fórmula Neocate está em licitação, que deve ocorrer ainda esta semana.
“Após os trâmites e prazos legais previstos, o estoque desta fórmula será normalizado no Cernutri. Mas reforça que na unidade há disponível ainda a fórmula Pregomin, que pode substituir a outra. Importante esclarecer que o estoque da fórmula Neocate está normal para as crianças internadas no Hospital da Criança Santo Antônio” esclareceu a secretaria..