Funcionários do Hospital Geral de Roraima (HGR) e do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth denunciaram à FolhaBV que as refeições para plantonistas e acompanhantes de pacientes foram suspensas na manhã desta quarta-feira, 3, em todas as unidades hospitalares do Estado. A informação é de que a suspensão se deve por conta da falta de pagamento à empresa fornecedora do serviço em Roraima.
Em denúncia anônima, os funcionários explicam que o direcionamento repassado é que as refeições serão servidas somente para os pacientes internados.
“Encaminharam no grupo, a direção informou que o fornecimento das refeições está suspenso a partir de hoje, é um descaso com os trabalhadores. Os plantonistas passam até 12h de plantão, está a maior bagunça dentro da Maternidade. A alimentação é uma necessidade básica”, explica o denunciante, revoltado.
A empresa que fornece os serviços de alimentação para a Secretaria Estadual de Saúde é a ISM Gomes de Mattos, que foi alvo de investigações por fornecer comida de má qualidade em um presídio no Ceará e também teve um processo licitatório suspenso em Roraima, por reduzir custos de forma ilegal para ganhá-lo. A reportagem procurou a ISM e aguarda resposta.
O que diz a Sesau?
Por meio de Nota, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou a suspensão e informou que o fornecimento da alimentação nas unidades hospitalares está sendo normalizado gradativamente para acompanhantes de pacientes e servidores.
“Do mesmo modo, esclarece que a alimentação não deixou de ser fornecida aos pacientes internados e em tratamento nas unidades hospitalares”, esclareceu em nota.