Moradores do João de Barro, denunciaram à FolhaBV a demora na inauguração do sistema de abastecimento e distribuição de água da região e que há canos estourados em várias quadras do bairro. Em abril deste ano, os moradores se reuniram para protestar contra o mesmo problema, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou, na época, que a inauguração seria no mês de maio, mas até agora não ocorreu.
O morador do bairro, William Rocha, explica que ja foram realizadas cobranças desde o início do ano e o prazo para entrega foi alterado em todas as vezes. Os moradores não sabem mais o que fazer.
“O problema agora é que estão estourando vários canos em muitas quadras. A gente vê a água saindo do chão mas não chega nas casas”, explica William.
A presidente da Associação de Moradores do João de Barro, Odileusa Ferreira, explica que a inauguração do sistema é urgente para os moradores.
“Muitos utilizam de poços artesianos, que secaram completamente durante a forte estiagem e agora que subiram cerca de um metro. A caixa dágua precisa inaugurar logo, nós precisamos de um abastecimento seguro”, reforça a moradora.
Vazamento de água no João de Barro é por conta de obras da prefeitura, afirma Caer
A reportagem procurou a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima, que informou que as obras de implantação do sistema de abastecimento e distribuição de água potável do bairro João de Barro já foram concluídas e estão em fase de teste. A nova previsão de entrega é para o final do mês de julho.
A companhia esclareceu ainda, que os vazamentos ocorrem por conta das obras de drenagem realizadas pela prefeitura, que afetaram a rede de extensão de água já instalada pela Caer, e, portanto, será realizado reparo por técnicos da empresa.
Para minimizar a situação, a empresa mantém um cronograma diário de distribuição de água potável para os moradores por meio de um caminhão-pipa, realizado em parceria com a associação do bairro.
O novo sistema inclui a construção de um Centro de Reservação e Distribuição, uma Estação Elevatória de Tratamento de Água com dois conjuntos de motobomba de 10cv cada, e mais de 44 mil metros de extensão de rede de água, que vai permitir a regularização de 3.800 ligações domiciliares, beneficiando 15 mil pessoas que moram na localidade.
O CRD vai contar com três poços artesianos que, juntos, vão produzir 150 mil litros por hora e dois reservatórios com capacidade para 900 mil litros de armazenamento de água.
A empresa agradece a compreensão de todos e disponibiliza canais de comunicação para que os usuários possam esclarecer dúvidas sobre saneamento básico diretamente com a companhia.
Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer)