AFONSO RODRIGUES

Corte os elos

“Os dogmas do passado tranquilo são inadequados para o presente tempestuoso... como o nosso caso é novo, temos que pensar de maneira nova e agir de maneira renomada”. (Abraham Lincoln)

Ainda não conseguimos acompanhar o desenvolvimento do mundo, dentro da racionalidade de onde viemos, todos nós, e estamos aqui há vinte e uma eternidades. Chegamos, ficamos e estamos, sem condições de retorno ao nosso mundo de origem. E isso porque tudo é muito simples. É só aprendermos a cortar os elos da corrente que nos liga a um passado realmente passado. Ainda não somos capazes para entender o poder que temos para continuar nossa caminhada, libertando-nos dos erros, das dificuldades, e das coisas e momentos do passado que não nos interessa mais. Vamos evoluir, desgarrando-nos dos elos do passado que nos mantém acorrentados ao atraso. Quando as coisas não estiverem dando certo, verifiquemos onde erramos e vamos mudar nossa maneira de pensar e agir. É em nossas atitudes mentais que reside nosso sucesso ou nosso fracasso. O sucesso pode ser enganador. O que temos de exemplos de bem-sucedidos que terminam atolados no lamaçal, e vendo o sol nascer quadrado. “Devemos ser o que não somos, mas sem deixar de ser o que somos”. O Victor Hugo já nos mandou esse recado, sem imaginar que nunca daríamos atenção a ele. Continuamos achando que nunca mudaremos do que realmente somos. Pra que mudar? Vamos continuar sendo o que somos, mas sendo diferentes no palco da evolução humana. E a humanidade está evoluindo a cada instante, mas o ser humano continua na teimosia de não dever evoluir mentalmente. Nada mais confortável no pensamento agrilhoado, que devemos ser o que os outros dizem para sermos. Ainda não amadurecemos o suficiente para dirigir nossa própria vida.

“As coisas não mudam, nós mudamos”. E enquanto não entendermos isso, continuaremos navegando em pirogas furadas, dirigidas pelos que ainda não entenderam a responsabilidade de serem o timoneiro de sua própria vida. Pare de lutar pela igualdade. Quando você luta pela igualdade é porque se sente inferior. Quando nos sentimos, porque sabemos, que somos superiores, não disputamos; sabemos, e devemos fazer o melhor no que fazemos. Que é quando somos vistos como exemplo na caminhada na imunização racional. Ser racional significa ser inteligente. Essa é uma peculiaridade do Ser humano. E como todos nós somos seres humanos, valorizemos mais nossa inteligência para que possamos evoluir, contribuindo para o desenvolvimento da humanidade. Necessitamos do autoconhecimento para nosso desenvolvimento no livre arbítrio. Pense nisso.

[email protected]

99121_1460