O prefeito Arthur Henrique (MDB) inaugurou a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) dos bairros Said Salomão e Pedra Pintada e a batizou com o nome do médico e ex-deputado federal Alceste Madeira de Almeida.
A oficialização do nome ocorre nove dias após a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) aprovar a mudança do nome do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth para homenagear Almeida. No caso da maternidade, a proposta ainda não foi sancionada pelo governador Antonio Denarium (Progressistas).
Inaugurada nessa quinta-feira (4), a UBS Dr. Alceste Madeira de Almeida conta com farmácia e salas de vacina, de malária e de curativo e promete ofertar consultas de enfermagem, odontológicas e com clínicos gerais.
“[A unidade] vai atender a um público muito grande que antes precisava se deslocar para ter atendimento e, agora, passa a ter uma unidade de saúde do lado de casa, numa estrutura moderna, bem equipada, e com tudo preparado e pensado para atender as pessoas com o respeito e a qualidade que elas merecem”, disse.
Quem foi Alceste Madeira
Nascido em Manaus no dia 22 de março de 1944, Alceste Madeira se formou em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e morava desde a década de 1970 em Roraima, onde foi o 19º médico registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM-RR)
Em sua carreira, foi secretário estadual de Saúde (1975), diretor do hospital Coronel Mota (1978) e deputado federal de Roraima por quatro mandatos consecutivos (1991-2007). Em 2016, foi homenageado pelo CRM-RR como um dos 50 primeiros médicos do Estado.
Em 2020, recebeu a comenda Doutor Sylvio Lôfego Botelho que homenageia profissionais de destaque da Medicina local. O médico ginecologista e obstetra morreu em dezembro de 2021, vítima de um grave acidente na rodovia federal BR-174, a caminho de Rorainópolis, no Sul do Estado, onde ele trabalhava.