A inteligência emocional é uma habilidade fundamental para ter sucesso no ambiente profissional e vida pessoal. Pessoas com alta inteligência emocional tendem a ser mais engajadas, satisfeitas e produtivas. Esse conceito se divide em quatro domínios principais: autoconsciência, autogestão, consciência social e gestão de relacionamentos. Cada domínio contém competências específicas que caracterizam indivíduos com alta inteligência emocional.
As competências incluem desde a autoconsciência emocional até a gestão de conflitos e liderança inspiradora. Se você fala ou adota alguma das seguintes frases como uma filosofia na sua vida, pode ser um indicativo de que sua inteligência emocional pode contribuir para o ambiente ao seu redor e para você. Confira:
“Eu posso lidar com isso” é uma frase que reflete a competência de autogestão, mais especificamente o autocontrole. Manter as emoções sob controle em momentos de estresse é essencial para a autogestão. Aqueles que têm essa competência conseguem rapidamente se recuperar de situações adversas.
A empatia envolve compreender como os outros pensam e sentem, criando um laço de confiança e proximidade. Se você ja usou a frase “Eu entendo e me importo com você” ou algo nesse sentido, está no caminho certo.
Outra frase importante é “Eu posso melhorar e você também”. Esta demonstra uma visão positiva, uma parte crucial da autogestão. Acreditar que todos podem melhorar com prática e orientação é fundamental para enfrentar desafios.
“Estou empolgado com essa mudança” indica adaptabilidade, uma competência vital para lidar com incertezas. Adaptar-se a novas situações e aprender novas formas de agir são habilidades essenciais.
Competências relacionadas à gestão de relacionamentos incluem “Podemos resolver isso”, que mostra habilidade em gestão de conflitos, e “Estamos juntos nisso”, que reflete trabalho em equipe. Sentir que pertencemos e temos segurança psicológica na equipe permite que arrisquemos e inovemos sem medo de represálias.
Traduzido e adaptado de CNBC