A jornada para o sucesso da estrela pop Chappell Roan, nome artístico de Kayleigh Rose Amstutz, foi repleta de reviravoltas e desvios. Aos 17 anos, ela assinou com a Atlantic Records ganhar reconhecimeto no YouTube. Em 2017, lançou seu primeiro EP, “School Nights”, e um ano depois saiu do Missouri, para Los Angeles.
Em abril de 2020, Roan lançou a música “Pink Pony Club” — que anos depois foi inserida em seu álbum de estreia, The Rise and Fall of a Midwest Princess — inspirada em uma noite em uma boate gay. A faixa ganhou força nas redes sociais, sendo considerada uma das 10 melhores músicas de 2020 pelo USA Today e coroada como a “Música do Verão” em 2021 pelo site de notícias de entretenimento Vulture. No entanto, no que diz respeiro a vendas, a música não atendeu às expectativas da Atlantic, e a gravadora a dispensou, segundo Roan contou à Pitchfork no ano passado.
Após alguns meses trabalhando como barista, Chappell começou a fazer bicos como babá, assistente de produção e funcionária de uma loja de donuts para pagar as contas. Durante esse tempo, ela conquistou uma pequena base de fãs no TikTok. “Não era nada grandioso … do tipo Say So [de Doja Cat], quando estourou, nada disso aconteceu,” disse ela.
“TikTok era apenas uma maneira de mostrar minha personalidade e os bastidores, mas sinto que foi um inferno na maior parte do tempo tentar conciliar isso como artista independente e também ter um emprego de meio período.”
Hoje, aos 26 anos, Chappel Roan é uma estrela pop em ascensão, com quatro singles alcançando a Billboard Hot 100, aparições no “The Tonight Show” da NBC e no “The Late Show” da CBS, uma festa de pizza com Elton John e um novo álbum a caminho. “Parece que eu estava certa o tempo todo,” disse Roan no “The Tonight Show” no mês passado. “Parece que eu consegui. Quero dizer, sinto que já consegui.”
“É bem difícil acompanhar”
A trajetória de Roan, de artista independente lutando para uma sensação emergente, provavelmente foi impulsionada por uma conexão importante: seu produtor na Atlantic era Dan Nigro, que também trabalha com Olivia Rodrigo, com quem Chappell já trabalhou em algumas faixas de Sour e chegou a abrir show da Sour Tour em 2022. Depois disso, ela assinou com a Island Records no ano passado.
Enquanto Olivia se estabelecia na mpusica, Chappell, aos poucos, destaque. No início deste ano, ela também abriu parte da Guts World Tour de Rodrigo, o que resultou em um aumento de 32% nos streams em um único fim de semana, segundo a Billboard. Seu single, “Good Luck, Babe!”, foi lançado em abril, com sucesso imediato em plataformas de streaming como Spotify e na Billboard’s Top 100. O salto repentino catapultou Roan ao estrelato, apresentando um novo conjunto de desafios.
“Só quero ser honesta com o público: estou me sentindo um pouco fora de sintonia hoje,” disse ela durante uma performance no mês passado em Raleigh, Carolina do Norte. “Acho que minha carreira está indo muito rápido e é bem difícil acompanhar. Estou sendo honesta… Estou tendo um dia difícil hoje”, disse.
Se você não conhece nenhuma das músicas de Chappell Roan, a hora é agora, confira alguns dos sucessos da cantora: