Cotidiano

Serviço lento provoca transtornos a quem precisa tirar a identidade

O serviço de emissão de carteira de identidades da Casa do Cidadão, no bairro Senador Hélio Campos, zona Oeste, enfrenta lentidão e provoca transtornos a quem busca o serviço. Conforme os usuários, os funcionários dizem que o problema se deve à lentidão da internet, que interliga o sistema local ao banco de dados de identificação nacional. A Secretaria Estadual de Segurança Pública em Roraima (Sesp) dispõe do posto de atendimento no Instituto de Identificação, no bairro Liberdade, também na Zona Oeste.
Conforme a denúncia, o atendimento a cada pessoa tem demorado meia hora, no mínimo, o que ocasiona uma fila enorme até as 13h. O autônomo Levi Marino disse que há três dias tenta pedir a expedição da carteira de identidade, mas não obteve sucesso. “Fui assaltado e perdi meus documentos. Estou preocupado, pois preciso do registro de identidade e ainda não o consegui. De uma hora para outra esse sistema para”, afirmou.
A estudante Thaline Caldas afirmou que era a segunda vez seguida que tentava, com outros amigos, marcar a emissão do documento. “A carteira de trabalho está saindo rápido, o problema é só com as identidades”, disse ao frisar que chegou ao órgão às 5 horas para garantir vaga na fila.
O gerente de projetos da Casa do Cidadão, Sérgio Rodrigues, afirmou que o problema é a oscilação da internet, que é proveniente de uma antena. Segundo ele, o problema foi herdado da gestão do governo anterior e pediu paciência aos usuários.
Ele disse que adiretora-geral da Casa do Cidadão, Antônia Algarina, já foi à Casa Civil com o levantamento da situação do órgão e das questões estruturais para serem resolvidos. “Acredito que seja questão de pouco tempo até consertarmos este entrave”, afirmou, calculando um prazo de menos de dez dias.
Em relação aos atendimentos, explicou que o atendimento começa a partir das 7h30 e termina às 13h30. “Não há necessidade de chegar tão cedo”, comentou ao falar sobre novos projetos para a melhoria dos serviços. “Queremos reativar, por exemplo, os cursos e as parcerias”.
Para maiores informações, o usuário pode se informar sobre horários e serviços no número (95) 2121-3500. (J.P.P)